Homem descobriu a sua perna amputada na imagem de um maço de tabaco

eschipul / Flickr

Um albanês descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, na parte da frente dos maços de tabaco.

Um homem de 60 anos descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, nos maços de tabaco, numa daquelas imagens que pretendem alertar os fumadores para os malefícios do tabaco, escreve a BBC.

Juntamente com a fotografia, os maços de tabaco em questão vêm com a mensagem “fumar obstrui as artérias”. Porém, o homem de nacionalidade albanesa, que vive em Metz, uma cidade no nordeste de França, diz que a perda da perna não se deveu ao tabaco, mas sim a um tiroteio em 1997 no seu país de origem.

De acordo com a BBC, foi o seu filho quem descobriu a imagem, no ano passado, no momento em que comprava um maço de tabaco de enrolar, no Luxemburgo.

“O meu irmão estava de volta do Luxemburgo. Sem dizer uma única palavra, colocou um maço de tabaco de enrolar em cima da mesa”, recordou a irmã em declarações ao jornal regional Le Républicain Lorrain.

“Ficámos chocados. Não queríamos acreditar. Era o nosso pai. As suas cicatrizes são características”, acrescenta.

Uma vez que o albanês nunca deu autorização para que a imagem fosse utilizada, o seu advogado já entrou em contacto com a Comissão Europeia para perceber o que se terá passado.

Cada cicatriz é específica, única. Este homem também tem queimaduras na outra perna, é muito claro. Nenhum especialista vai ter problemas em identificar a imagem”, diz Antoine Fittante.

“É incrível que uma pessoa se descubra a si mesma numa imagem, sem o seu consentimento, de maços de cigarros que estão por toda a União Europeia”, diz Fittante.

“O meu cliente sente-se traído, ferido na sua dignidade, ao ver a sua deficiência exibida em maços de cigarro. Temos de admitir que não é uma coisa muito agradável”.

O homem acredita que a fotografia foi tirada num hospital local que visitou há uns tempos para perceber se poderia colocar uma prótese que melhorasse a sua situação. O advogado já escreveu ao hospital, para perceber como é que a imagem acabou a ser usadas sem autorização do paciente.

Segundo a emissora britânica, a Comissão Europeia foi contactada, uma vez que é a responsável pela distribuição dessas imagens em todos os maços de cigarros da UE.

O advogado explica que a CE normalmente usa fotografias de uma base de dados, que já foram verificadas e publicadas com o consentimento da respetiva pessoa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos encontram 39 galáxias tão rápidas que nem o Hubble as consegue ver

Galáxias antigas e massivas têm-se escondido no nosso Universo - e esconderam-se tão bem que são "invisíveis" ao olhos do famoso Telescópio Hubble. Mas agora, os astrónomos que examinaram dados infravermelhos descobriram 39 destas galáxias, a …

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …