Homem descobriu a sua perna amputada na imagem de um maço de tabaco

eschipul / Flickr

Um albanês descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, na parte da frente dos maços de tabaco.

Um homem de 60 anos descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, nos maços de tabaco, numa daquelas imagens que pretendem alertar os fumadores para os malefícios do tabaco, escreve a BBC.

Juntamente com a fotografia, os maços de tabaco em questão vêm com a mensagem “fumar obstrui as artérias”. Porém, o homem de nacionalidade albanesa, que vive em Metz, uma cidade no nordeste de França, diz que a perda da perna não se deveu ao tabaco, mas sim a um tiroteio em 1997 no seu país de origem.

De acordo com a BBC, foi o seu filho quem descobriu a imagem, no ano passado, no momento em que comprava um maço de tabaco de enrolar, no Luxemburgo.

“O meu irmão estava de volta do Luxemburgo. Sem dizer uma única palavra, colocou um maço de tabaco de enrolar em cima da mesa”, recordou a irmã em declarações ao jornal regional Le Républicain Lorrain.

“Ficámos chocados. Não queríamos acreditar. Era o nosso pai. As suas cicatrizes são características”, acrescenta.

Uma vez que o albanês nunca deu autorização para que a imagem fosse utilizada, o seu advogado já entrou em contacto com a Comissão Europeia para perceber o que se terá passado.

Cada cicatriz é específica, única. Este homem também tem queimaduras na outra perna, é muito claro. Nenhum especialista vai ter problemas em identificar a imagem”, diz Antoine Fittante.

“É incrível que uma pessoa se descubra a si mesma numa imagem, sem o seu consentimento, de maços de cigarros que estão por toda a União Europeia”, diz Fittante.

“O meu cliente sente-se traído, ferido na sua dignidade, ao ver a sua deficiência exibida em maços de cigarro. Temos de admitir que não é uma coisa muito agradável”.

O homem acredita que a fotografia foi tirada num hospital local que visitou há uns tempos para perceber se poderia colocar uma prótese que melhorasse a sua situação. O advogado já escreveu ao hospital, para perceber como é que a imagem acabou a ser usadas sem autorização do paciente.

Segundo a emissora britânica, a Comissão Europeia foi contactada, uma vez que é a responsável pela distribuição dessas imagens em todos os maços de cigarros da UE.

O advogado explica que a CE normalmente usa fotografias de uma base de dados, que já foram verificadas e publicadas com o consentimento da respetiva pessoa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …