Homem descobriu a sua perna amputada na imagem de um maço de tabaco

eschipul / Flickr

Um albanês descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, na parte da frente dos maços de tabaco.

Um homem de 60 anos descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, nos maços de tabaco, numa daquelas imagens que pretendem alertar os fumadores para os malefícios do tabaco, escreve a BBC.

Juntamente com a fotografia, os maços de tabaco em questão vêm com a mensagem “fumar obstrui as artérias”. Porém, o homem de nacionalidade albanesa, que vive em Metz, uma cidade no nordeste de França, diz que a perda da perna não se deveu ao tabaco, mas sim a um tiroteio em 1997 no seu país de origem.

De acordo com a BBC, foi o seu filho quem descobriu a imagem, no ano passado, no momento em que comprava um maço de tabaco de enrolar, no Luxemburgo.

“O meu irmão estava de volta do Luxemburgo. Sem dizer uma única palavra, colocou um maço de tabaco de enrolar em cima da mesa”, recordou a irmã em declarações ao jornal regional Le Républicain Lorrain.

“Ficámos chocados. Não queríamos acreditar. Era o nosso pai. As suas cicatrizes são características”, acrescenta.

Uma vez que o albanês nunca deu autorização para que a imagem fosse utilizada, o seu advogado já entrou em contacto com a Comissão Europeia para perceber o que se terá passado.

Cada cicatriz é específica, única. Este homem também tem queimaduras na outra perna, é muito claro. Nenhum especialista vai ter problemas em identificar a imagem”, diz Antoine Fittante.

“É incrível que uma pessoa se descubra a si mesma numa imagem, sem o seu consentimento, de maços de cigarros que estão por toda a União Europeia”, diz Fittante.

“O meu cliente sente-se traído, ferido na sua dignidade, ao ver a sua deficiência exibida em maços de cigarro. Temos de admitir que não é uma coisa muito agradável”.

O homem acredita que a fotografia foi tirada num hospital local que visitou há uns tempos para perceber se poderia colocar uma prótese que melhorasse a sua situação. O advogado já escreveu ao hospital, para perceber como é que a imagem acabou a ser usadas sem autorização do paciente.

Segundo a emissora britânica, a Comissão Europeia foi contactada, uma vez que é a responsável pela distribuição dessas imagens em todos os maços de cigarros da UE.

O advogado explica que a CE normalmente usa fotografias de uma base de dados, que já foram verificadas e publicadas com o consentimento da respetiva pessoa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro ou …

Apesar da pandemia, juiz Carlos Alexandre marca sessões do caso Tancos para abril

O juiz Carlos Alexandre marcou o interrogatório do principal arguido do processo relativo ao furto das armas de Tancos, João Paulino, para dia 21 de abril. De acordo com um despacho datado de 1 abril, citado …

Conceição pode estar de saída. FC Porto oferece 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …

Real Madrid sonda Maximiano. Sporting quer blindá-lo com cláusula de 60 milhões

O Real Madrid está atento a Luís Maximiano, o guarda-redes de 21 anos do Sporting. Os 'leões' querem blindar o jogador com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Real Madrid está interessado …

Lares britânicos recomendam idosos a assinar cláusula de "não-reanimação"

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de "não-reanimação" para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. No Reino Unido, surgem denúncias de que …

Costa admite segunda onda de covid-19. E dá 4 de maio como limite para normalizar ensino

Esta sexta-feira, em entrevista à Rádio Renascença, o primeiro-ministro disse que não é altura de se "baixar a guarda" e assegurou que a decisão mais difícil é a da reabertura das escolas. Para vencer esta batalha …