Homem descobriu a sua perna amputada na imagem de um maço de tabaco

eschipul / Flickr

Um albanês descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, na parte da frente dos maços de tabaco.

Um homem de 60 anos descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, nos maços de tabaco, numa daquelas imagens que pretendem alertar os fumadores para os malefícios do tabaco, escreve a BBC.

Juntamente com a fotografia, os maços de tabaco em questão vêm com a mensagem “fumar obstrui as artérias”. Porém, o homem de nacionalidade albanesa, que vive em Metz, uma cidade no nordeste de França, diz que a perda da perna não se deveu ao tabaco, mas sim a um tiroteio em 1997 no seu país de origem.

De acordo com a BBC, foi o seu filho quem descobriu a imagem, no ano passado, no momento em que comprava um maço de tabaco de enrolar, no Luxemburgo.

“O meu irmão estava de volta do Luxemburgo. Sem dizer uma única palavra, colocou um maço de tabaco de enrolar em cima da mesa”, recordou a irmã em declarações ao jornal regional Le Républicain Lorrain.

“Ficámos chocados. Não queríamos acreditar. Era o nosso pai. As suas cicatrizes são características”, acrescenta.

Uma vez que o albanês nunca deu autorização para que a imagem fosse utilizada, o seu advogado já entrou em contacto com a Comissão Europeia para perceber o que se terá passado.

Cada cicatriz é específica, única. Este homem também tem queimaduras na outra perna, é muito claro. Nenhum especialista vai ter problemas em identificar a imagem”, diz Antoine Fittante.

“É incrível que uma pessoa se descubra a si mesma numa imagem, sem o seu consentimento, de maços de cigarros que estão por toda a União Europeia”, diz Fittante.

“O meu cliente sente-se traído, ferido na sua dignidade, ao ver a sua deficiência exibida em maços de cigarro. Temos de admitir que não é uma coisa muito agradável”.

O homem acredita que a fotografia foi tirada num hospital local que visitou há uns tempos para perceber se poderia colocar uma prótese que melhorasse a sua situação. O advogado já escreveu ao hospital, para perceber como é que a imagem acabou a ser usadas sem autorização do paciente.

Segundo a emissora britânica, a Comissão Europeia foi contactada, uma vez que é a responsável pela distribuição dessas imagens em todos os maços de cigarros da UE.

O advogado explica que a CE normalmente usa fotografias de uma base de dados, que já foram verificadas e publicadas com o consentimento da respetiva pessoa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.