Homem morre após falência múltipla de órgãos por ter sido lambido pelo seu cão

Um homem saudável de 63 anos morreu recentemente de choque séptico com falência de múltiplos órgãos depois de ter sido lambido pelo seu cão de estimação.

De acordo com o artigo publicado em outubro na revista especializada European Journal of Case Reports in Internal Medicine, o homem contraiu uma infecção geralmente causada por picada, que tende a matar apenas pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, alcoólicos ou pessoas que retiraram o baço cirurgicamente.

O homem, originário da Alemanha, começou a sentir-se mal quando experimentou sintomas semelhantes aos da gripe, como febre e falta de ar. No entanto, no terceiro dia, desenvolveu manchas arroxeadas no rosto causadas por vasos sanguíneos rompidos sob a pele e dor nas extremidades inferiores.

Quando se dirigiu ao hospital, conta o IFLScience, os médicos também notaram sangramento sob a pele das pernas. Os especialistas suspeitavam que pudesse ter meningite, mas faltam alguns sintomas característicos, como dor de cabeça e rigidez no pescoço.

Os exames de sangue revelaram um baixo número de plaquetas e de glóbulos brancos e sinais de sépsis, tendo sido transferido para a Unidade de Terapia Intensiva. O homem também tinha problemas de fígado e rins e não conseguia urinar.

O homem foi diagnosticado com sépsis e púrpura fulminante – manchas sanguíneas potencialmente fatais causadas pela coagulação do sangue em pequenos vasos sob a pele. Os médicos administraram antibióticos para cobrir várias infeções, mas a sua condição continuou a deteriorar-se. O coração chegou mesmo a parar, mas o homem foi reanimado e intubado com sucesso, para que a sua respiração fosse controlada mecanicamente. A pressão sanguínea estava severamente baixa.

Ao quarto dia, o culpado foi finalmente identificado. O homem foi infetado com Capnocytophaga canimorsus, uma bactéria encontrada na boca de gatos e cães. Apesar de receber vários antibióticos, o homem morreu 16 dias após o primeiro tratamento.

Os autores apontam que esta é uma ocorrência rara, observando que a infeção tem sido quase sempre relatada em pessoas imunodeficientes. Dessas, um quarto das pessoas morreu. Além disso, infeções graves sem ser mordido por um animal são extremamente raras.

Ainda assim, os investigadores escrevem que “os donos de animais com sintomas semelhantes aos da gripe devem procurar urgentemente aconselhamento médico quando os seus sintomas excederem os de uma infeção viral simples”, como problemas respiratórios graves ou sangramento sob a pele.

Médicos confrontados com pacientes com estes sintomas devem investigar imediatamente a possibilidade de contacto com gatos e cães e iniciar o tratamento com antibióticos, mesmo antes de um diagnóstico conclusivo.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Respirar também mata. Tenho vários cães e eles lambem-me a mim e meus familiares dezenas de vezes por dia. Já morremos todos. Lê-se cada anedota.

RESPONDER

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …