Homem morre após falência múltipla de órgãos por ter sido lambido pelo seu cão

Um homem saudável de 63 anos morreu recentemente de choque séptico com falência de múltiplos órgãos depois de ter sido lambido pelo seu cão de estimação.

De acordo com o artigo publicado em outubro na revista especializada European Journal of Case Reports in Internal Medicine, o homem contraiu uma infecção geralmente causada por picada, que tende a matar apenas pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, alcoólicos ou pessoas que retiraram o baço cirurgicamente.

O homem, originário da Alemanha, começou a sentir-se mal quando experimentou sintomas semelhantes aos da gripe, como febre e falta de ar. No entanto, no terceiro dia, desenvolveu manchas arroxeadas no rosto causadas por vasos sanguíneos rompidos sob a pele e dor nas extremidades inferiores.

Quando se dirigiu ao hospital, conta o IFLScience, os médicos também notaram sangramento sob a pele das pernas. Os especialistas suspeitavam que pudesse ter meningite, mas faltam alguns sintomas característicos, como dor de cabeça e rigidez no pescoço.

Os exames de sangue revelaram um baixo número de plaquetas e de glóbulos brancos e sinais de sépsis, tendo sido transferido para a Unidade de Terapia Intensiva. O homem também tinha problemas de fígado e rins e não conseguia urinar.

O homem foi diagnosticado com sépsis e púrpura fulminante – manchas sanguíneas potencialmente fatais causadas pela coagulação do sangue em pequenos vasos sob a pele. Os médicos administraram antibióticos para cobrir várias infeções, mas a sua condição continuou a deteriorar-se. O coração chegou mesmo a parar, mas o homem foi reanimado e intubado com sucesso, para que a sua respiração fosse controlada mecanicamente. A pressão sanguínea estava severamente baixa.

Ao quarto dia, o culpado foi finalmente identificado. O homem foi infetado com Capnocytophaga canimorsus, uma bactéria encontrada na boca de gatos e cães. Apesar de receber vários antibióticos, o homem morreu 16 dias após o primeiro tratamento.

Os autores apontam que esta é uma ocorrência rara, observando que a infeção tem sido quase sempre relatada em pessoas imunodeficientes. Dessas, um quarto das pessoas morreu. Além disso, infeções graves sem ser mordido por um animal são extremamente raras.

Ainda assim, os investigadores escrevem que “os donos de animais com sintomas semelhantes aos da gripe devem procurar urgentemente aconselhamento médico quando os seus sintomas excederem os de uma infeção viral simples”, como problemas respiratórios graves ou sangramento sob a pele.

Médicos confrontados com pacientes com estes sintomas devem investigar imediatamente a possibilidade de contacto com gatos e cães e iniciar o tratamento com antibióticos, mesmo antes de um diagnóstico conclusivo.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Respirar também mata. Tenho vários cães e eles lambem-me a mim e meus familiares dezenas de vezes por dia. Já morremos todos. Lê-se cada anedota.

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …