/

Homem com paralisia escreveu um livro com os olhos

Sofreu um AVC em adolescente, após o qual desenvolveu uma doença neurológica rara. Agora, com 29 anos, escreveu 50 mil palavras em 18 meses com a ajuda de um dispositivo especial.

Totalmente paralisado desde a adolescência, um homem britânico conseguiu escrever um livro com um dispositivo especial, utilizando apenas os olhos, de acordo com os media locais.

Howard Wicks, de 29 anos, natural de Dartmouth, sofreu um AVC em 2011, quando tinha 16 anos. Desde então, ficou paralisado: o AVC afetou todos os músculos do seu corpo, exceto os olhos, e provocou o surgimento de uma doença neurológica chamada síndrome de encarceramento.

A doença é bastante rara e desenvolve-se em menos de 1% dos sobreviventes de AVC, relata o Daily Mail. É causada por danos no tronco cerebral, que contêm os nervos que transmitem informações a outras partes do corpo.

Os doentes, conscientes, são incapazes de se mover ou falar. Normalmente, consegue ouvir, ver, pestanejar e mover os olhos. Embora alguns consigam mexer certas partes do corpo, a maioria acaba por ficar acamada e só consegue respirar, comer e beber através de tubos médicos especiais, não conseguindo comunicar com os outros.

“É um dos aspetos mais angustiantes e frustrantes desta doença”, diz Howard.

No seu caso, utilizou o computador Eyegaze, um dispositivo que regista os movimentos dos seus olhos, para comunicar com os outros e escrever o seu romance. Demorou cerca de 18 meses a escrever 50 mil palavras para o livro.

“O capítulo inicial apresenta ao leitor a minha vida antes do AVC, permitindo-lhe compreender quem eu era”, explicou. “O livro termina com a minha transição do ambiente hospitalar para a vida na comunidade”, acrescentou, dizendo que planeia transformar o livro numa trilogia, com acontecimentos que vão desde os seus 16 anos até aos dias de hoje.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.