Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de “cogumelos mágicos” e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea.

De acordo com o Live Science, o paciente esteve 22 dias internado, oito deles na unidade de cuidados intensivos a receber tratamento para a falência de múltiplos órgãos, como o fígado e os rins, e teve de ser auxiliado por um ventilador depois de apresentar uma insuficiência respiratória aguda.

Agora, apesar de já ter recebido alta hospitalar, irá continuar a tomar vários antibióticos e antifúngicos a longo prazo.

O caso foi descrito, a 11 de janeiro, na revista científica Journal of the Academy of Consultation-Liaison Psychiatry e os médicos responsáveis destacam que este é um bom exemplo para mostrar a importância da “educação pública contínua sobre os perigos inerentes ao uso desta e de outras drogas de outras formas que não as prescritas”.

Ao injetar este chá de “cogumelos mágicos” na sua corrente sanguínea, o homem de 30 anos esperava aliviar os sintomas do transtorno bipolar e da dependência de opióides. Segundo o mesmo relatório, os familiares notaram que o paciente tinha parado de tomar os medicamentos prescritos e que estava a “alternar entre o estado depressivo e maníaco”.

Nos dias seguintes, letárgico, com náuseas e diarreia, o homem começou a vomitar sangue e a sua pele ficou amarelada. Foi então que a família decidiu levá-lo às urgências. As análises ao sangue mostraram o resultado positivo para uma infeção bacteriana com o micróbio Brevibacillus e uma infeção fúngica provocada pelo Psilocybe cubensis (o que significa que este cogumelo mágico estava a crescer na sua circulação sanguínea).

Os médicos responsáveis pelo relatório destacam que a psilocibina pode ser um tratamento promissor em doenças como a depressão, a ansiedade e o abuso de substâncias, mas apenas se tomada em segurança.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.