Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de “cogumelos mágicos” e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea.

De acordo com o Live Science, o paciente esteve 22 dias internado, oito deles na unidade de cuidados intensivos a receber tratamento para a falência de múltiplos órgãos, como o fígado e os rins, e teve de ser auxiliado por um ventilador depois de apresentar uma insuficiência respiratória aguda.

Agora, apesar de já ter recebido alta hospitalar, irá continuar a tomar vários antibióticos e antifúngicos a longo prazo.

O caso foi descrito, a 11 de janeiro, na revista científica Journal of the Academy of Consultation-Liaison Psychiatry e os médicos responsáveis destacam que este é um bom exemplo para mostrar a importância da “educação pública contínua sobre os perigos inerentes ao uso desta e de outras drogas de outras formas que não as prescritas”.

Ao injetar este chá de “cogumelos mágicos” na sua corrente sanguínea, o homem de 30 anos esperava aliviar os sintomas do transtorno bipolar e da dependência de opióides. Segundo o mesmo relatório, os familiares notaram que o paciente tinha parado de tomar os medicamentos prescritos e que estava a “alternar entre o estado depressivo e maníaco”.

Nos dias seguintes, letárgico, com náuseas e diarreia, o homem começou a vomitar sangue e a sua pele ficou amarelada. Foi então que a família decidiu levá-lo às urgências. As análises ao sangue mostraram o resultado positivo para uma infeção bacteriana com o micróbio Brevibacillus e uma infeção fúngica provocada pelo Psilocybe cubensis (o que significa que este cogumelo mágico estava a crescer na sua circulação sanguínea).

Os médicos responsáveis pelo relatório destacam que a psilocibina pode ser um tratamento promissor em doenças como a depressão, a ansiedade e o abuso de substâncias, mas apenas se tomada em segurança.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …