Holanda proíbe véu integral em locais públicos

O governo holandês decidiu proibir o uso do véu integral em certos locais públicos, nomeadamente escolas, hospitais e transportes públicos, divulgou o executivo, precisando que o projeto-lei vai ser ainda aprovado pelo parlamento.

“O vestuário que cobre o rosto não será aceite, no futuro, em instituições de educação e de saúde, edifícios governamentais e em transportes públicos”, indicou o governo holandês, em comunicado.

A proibição não se aplica ao uso do véu integral na rua, mas apenas “em situações específicas em que é essencial que as pessoas sejam vistas” ou por razões de segurança, afirmou o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, em declarações aos jornalistas, após a reunião do gabinete governamental.

“O projeto-lei não tem qualquer enquadramento religioso“, frisou Rutte.

O governo holandês afirmou igualmente que “tentou encontrar um equilíbrio entre a liberdade das pessoas de usarem as roupas que pretendem e a importância de uma comunicação mútua e reconhecível”.

Um anterior projeto-lei, aprovado pelo anterior executivo de Rutte e apoiado então pelo político holandês populista e anti-muçulmano Geert Wilders, proibia o uso do véu integral até mesmo na rua. Este projeto-lei será agora retirado.

O governo referiu que “não vê razão para a existência de uma proibição geral que se aplique a todos os locais públicos”.

Após as eleições de 2012, os parceiros da coligação governamental, o partido VVD (liberal/conservador e a força política de Rutte) e o partido trabalhista (PvdA), acordaram elaborar um novo projeto-lei.

O desrespeito desta proibição parcial será punível com uma coima até 405 euros.

A estação de televisão pública holandesa NOS referiu que entre 100 a 500 mulheres usam na Holanda o véu integral (também conhecido como burqa ou niqab), a maioria apenas ocasionalmente.

/Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Parece que uma tal lei é redundante face a outra que proíbe o uso de máscaras fora do carnaval – Em causa “reconhecimento mutuo”.
    Afinal, para quê usar aquelas burcas de enfiar pela cabeça, perucas e outros se os fora da lei puderem recorrer aos hábitos do travesti para práticas meliantes? Imagine-se uma “jiadista” de burca integral, da cabeça até aos pés, de cabeça baixa, feita virgem, entrar num banco, meter a mão nos entrefolhos e sacar de uma kalash, e num vozeirão de macho militante proferir “isto é um assalto”! Até as velhinhas diriam ‘”Credo. Pela virgem santa maria do sacramento, cruzes, abernúncio”!
    Bem vistas as coisas, afinal o dito macho prescindia da assumpção do género, da depilação, maquilhagem, peruca, máscara, indumentária que restringe movimentos, e nos movimentos de fuga ganhava em ventilação e frondosidade, mantendo ainda espaço entrefolho para recolha do produto e apetrechos vários!
    Num daqueles países, inundados de Islamismo, imagine-se um mamífero escocês de kilt 1 dedo acima do joelho, suficientemente anafado com meninas saltitantes (sem silicone) digo papilas (não mamárias) sob a camisa…
    Nós, véu integral, ela por ele, à hindú ou kilt… Apele-se à escolha do diabo (s/ heresia) porque nada nos faz diferentes enquanto pó.

  2. Concordo se e só nos casos em que o rosto for totalmente coberto por motivos de segurança pública. Nos paíse árabes os cidadãos ocidentais têm de obedecer às leis dos países. Por exemplo em público não são livres de manisfetarem a sua fé. Em relação aos cidadãos desses países isso não acontece na maioria dos paises ocidentais.

    • Será que estamos a falar da mesma coisa? As prostitutas nas montras não causam nenhum dano a terceiros porque estão à vista de todos e podem ser reconhecidas. Quanto à venda de marijuana, não entendo a comparação mas…

    • Não se trata de competição… Não se confunda alho com cebola só porque ambos entram no tacho do refogado!
      Uma coisa são palcos, plateias e ganzas individuais outra são propensões a quartar liberdades básicas que obstaculizam a afirmação da mulher muçulmana tida, por alguns fundamentalistas do Islão, apenas para servir quem e como os machos entendem. Preferencialmente nem à escola vão. Na Europa o uso daquelas vestes até pode envolver alguma “carga estilística”… Mas lá que pode encobrir outros expedientes, independentemente do género, lá isso pode!

    • Podiam, mas não era mesma coisa!…
      Não sei já conseguiste chegar lá, mas, nada do que referes tem qualquer semelhança com o véu integral…

  3. Há aqui alguém que parece que nem leu sequer a notícia, ou então nem a entendeu…
    Vou dar um exemplo: Na Holanda,quando se entra num estabelecimento e temos chapéu na cabeça, eles imediatamente mandam retirar o chapéu porque as cameras de segurança não conseguem apanhar a cara da pessoa. Isto é uma medida preventiva apenas.
    Estas senhoras, como não vivem no país delas, têm que se sujeitar às leis do país onde vivem, assim como nós temos que respeitar as leis muçulmanas quando vamos aos países deles… Assim, quando for o caso, por questões de segurança, sim, têm que retirar a burqa da cara.
    Fora dessas ocasiões, são livres de usar a burqa à vontade.

RESPONDER

Facebook está a criar (com sucesso) tecnologia capaz de ler mentes

Há cerca de dois anos, o Facebook começou a desenvolver uma tecnologia capaz de ler as mentes das pessoas. Agora, a empresa apresentou com sucesso os primeiros resultados da sua investigação. O Facebook quer disponibilizar uma …

Descobertas oito novas fontes de Explosões Rápidas de Rádio vindas do Espaço

As Explosões Rápidas de Rádio (Fast Radio Bursts, FRBs) são dos enigmas mais intrigantes da astronomia moderna. Estes sinais de rádio, por norma, duram milésimos até desaparecer, mas alguns repetem-se de forma irregular. Desde a descoberta …

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …