A proposta para penalizar as multinacionais que queiram sair da Holanda para jurisdições com impostos mais baixos está a ganhar força no país depois de a Unilever ter avisado que seria obrigada a rever a decisão de relocalizar as operações de Roterdão para o Reino Unido.
De acordo com o Diário de Notícias, que cita o Financial Times, a proposta – que visa penalizar as empresas com receitas superiores a 750 milhões de euros que deslocalizem as operações para países com tributação mais baixa – aguarda pareceres jurídicos quanto à legislação interna e às regras europeias de tributação nos 27 Estados-membros.
A Unilever advertiu sobre o impacto nas contas da empresa caso a proposta avance: uma penalização de 11 mil milhões de euros, contando com os efeitos retroativos.
A iniciativa tem ainda de passar nas câmaras alta e baixa do parlamento holandês, mas já terá garantido o apoio de três dos quatro partidos que compõem o governo de coligação de Mark Rutte. Este tem tido uma posição menos entusiasta, justificando com a perda de atratividade do investimento estrangeiro no país.
Espertos os holandeses.
Porquê que em Portugal não fazemos o mesmo?