Holanda entra em 2018 um pouco maior

A Holanda entrou no ano de 2018 com o seu território um pouco maior – precisamente 16,3 hectares, graças a um acordo com a vizinha Bélgica.

Quase dois séculos depois, a fronteira com a Bélgica é alterada. A Holanda começa assim o novo ano com o seu território um pouco maior.

Segundo a Deutsche Welle, a mudança deu-se devido ao redesenho da fronteira ao longo do rio Maas. A Holanda ganhou assim duas penínsulas da área combinada – 16,3 hectares, o equivalente a 23 campos de futebol. Em contrapartida, a Bélgica passou a ser dona de outra península, outrora holandesa, equivalente a quatro campos de futebol.

Esta mudança entre as cidades de Vise, na Bélgica, e Eijsden, na Holanda, resulta de um acordo bilateral assinado em novembro. Este acordo representa a primeira alteração da fronteira desde 1843.

O rio Maas, usado como referência na fixação da fronteira entre a Holanda e a Bélgica no século 19, mudou o seu curso depois de se terem efetuado obras entre as décadas de 1960 e 1980. Esta mudança fez com que as penínsulas trocassem de país e houve, assim, a necessidade do acordo bilateral.

A necessidade de uma redefinição da fronteira revelou-se um problema há alguns anos. Em 2013, por exemplo, um casal holandês encontrou um cadáver durante uma caminhada numa das penínsulas. O casal ligou para a polícia holandesa, que não pôde fazer nada porque o corpo estava em território belga, embora do lado holandês do rio.

Por sua vez, as autoridades belgas tiveram dificuldades no acesso à cena do crime, porque a polícia belga não pode cruzar a fronteira holandesa sem uma autorização especial. A solução passou na aproximação do local de barco.

No entanto, como não havia porto para atracar, as autoridades tiveram de “ficar a dar voltas na água perto da península”, tal como conta Jean-François Duchesne, comissário da polícia local.

“O acordo mostra que as fronteiras podem ser alteradas pacificamente”, afirma o ministro do Exterior belga, Didier Reynders.

À hora desta edição, o Google Maps ainda mostra o traçado antigo da fronteira, com as penínsulas do “lado errado” – algo que o serviço irá certamente alterar em breve.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E para quando é que os espanhóis nos devolvem Olivença? A ver pelo que se passa com o caso catalão está comprovado que diálogo ou acordos a sério com espanhóis é impossível.

RESPONDER

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …