Holanda entra em 2018 um pouco maior

A Holanda entrou no ano de 2018 com o seu território um pouco maior – precisamente 16,3 hectares, graças a um acordo com a vizinha Bélgica.

Quase dois séculos depois, a fronteira com a Bélgica é alterada. A Holanda começa assim o novo ano com o seu território um pouco maior.

Segundo a Deutsche Welle, a mudança deu-se devido ao redesenho da fronteira ao longo do rio Maas. A Holanda ganhou assim duas penínsulas da área combinada – 16,3 hectares, o equivalente a 23 campos de futebol. Em contrapartida, a Bélgica passou a ser dona de outra península, outrora holandesa, equivalente a quatro campos de futebol.

Esta mudança entre as cidades de Vise, na Bélgica, e Eijsden, na Holanda, resulta de um acordo bilateral assinado em novembro. Este acordo representa a primeira alteração da fronteira desde 1843.

O rio Maas, usado como referência na fixação da fronteira entre a Holanda e a Bélgica no século 19, mudou o seu curso depois de se terem efetuado obras entre as décadas de 1960 e 1980. Esta mudança fez com que as penínsulas trocassem de país e houve, assim, a necessidade do acordo bilateral.

A necessidade de uma redefinição da fronteira revelou-se um problema há alguns anos. Em 2013, por exemplo, um casal holandês encontrou um cadáver durante uma caminhada numa das penínsulas. O casal ligou para a polícia holandesa, que não pôde fazer nada porque o corpo estava em território belga, embora do lado holandês do rio.

Por sua vez, as autoridades belgas tiveram dificuldades no acesso à cena do crime, porque a polícia belga não pode cruzar a fronteira holandesa sem uma autorização especial. A solução passou na aproximação do local de barco.

No entanto, como não havia porto para atracar, as autoridades tiveram de “ficar a dar voltas na água perto da península”, tal como conta Jean-François Duchesne, comissário da polícia local.

“O acordo mostra que as fronteiras podem ser alteradas pacificamente”, afirma o ministro do Exterior belga, Didier Reynders.

À hora desta edição, o Google Maps ainda mostra o traçado antigo da fronteira, com as penínsulas do “lado errado” – algo que o serviço irá certamente alterar em breve.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E para quando é que os espanhóis nos devolvem Olivença? A ver pelo que se passa com o caso catalão está comprovado que diálogo ou acordos a sério com espanhóis é impossível.

RESPONDER

Vox quer Armada Espanhola a controlar embarcações de imigrantes

O partido espanhol de extrema-direita Vox pediu esta segunda-feira ao Governo que mobilize a Armada Naval para fazer face ao aumento do número de embarcações com imigrantes que chegam à costa espanhola. Segundo a agência EFE, citada …

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …