Nuno Borges conquistou hoje, pela primeira vez, um torneio ATP, ao vencer em dois sets o espanhol Rafael Nadal, antigo número um do mundo, na final de Bastad, na Suécia.
O tenista português Nuno Borges tinha assumido este sábado que iria concretizar dois sonhos na final do torneio de Bastad, na Suécia, a sua primeira, frente ao ídolo espanhol Rafael Nadal: chegar a uma final do circuito ATP e defrontar o seu ídolo de sempre.
Na verdade, o tenista português acabou por concretizar um terceiro sonho: venceu o seu primeiro torneio do circuito ATP.
Perante o ‘lendário’ tenista maiorquino, vencedor de 22 títulos do Grand Slam e que agora de situa na 261.ª posição da hierarquia mundial, Nuno Borges, 51.º no ranking ATP, impôs-se na terra batida e arrasou o adversário com parciais de 6-3 e 6-2, num encontro que durou uma hora e 27 minutos.
O tenista português nunca deu qualquer hipótese a Nadal, e venceu, no seu terreno favorito, aquele durante quase duas décadas foi o Rei incontestado da terra batida.
FIRST TITLE FEELS 🤩
The moment @nunoborges97 defeated Nadal for his first ATP title!#NordeaOpen pic.twitter.com/19229wDur1
— Tennis TV (@TennisTV) July 21, 2024
Aos 38 anos, Nadal disputava a sua 131.ª final, à procura do seu 93.º título, dos quais 63 foram conquistados em terra batida. Mas Nuno Borges soube ultrapassar a ansiedade, e aproveitar o desgaste que o veterano ex-numero 1 mundial tinha acumulado nas partidas disputadas durante a semana.
“Parabéns, jogaste muito bem e mereces isto“, disse o tenista espanhol sobre a vitória do tenista português durante a cerimónia de entrega de troféus. “Não foi o meu melhor dia, mas o Nuno jogou muito bem e dificultou-me a tarefa”.
“Estava um pouco nervoso, nunca pensei estar aqui e jogar contra o Radael Nadal, é um sonho tornado realidade”, comentou por sua vez o tenista português.
Além do inédito triunfo num torneio do circuito ATP, o maiato tornou-se apenas o segundo tenista português a consegui-lo, depois de João Sousa, em Kuala Lumpur, em 2013, em Valência, em 2015, e no Estoril Open, em 2018.
Nuno Borges tornou-se no quarto português a chegar a uma final do circuito ATP, depois de João Sousa, Frederico Gil e Pedro Sousa. Nas meias finais, o tenista português tinha vencido em dois sets o argentino Thiago Agustín Tirante, marcando encontro com Nadal, que tinha derrotado o croata Duje Ajdukovic por 4-6, 6-3 e 6-4.
Com a vitória em Bastad, Nuno Borges sobe à 42ª posição do Ranking ATP.
Montenegro: “imperial vitória”
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, felicitou o tenista Nuno Borges pela “imperial vitória face ao mítico” Rafael Nadal, considerando que é “mais uma demonstração” da qualidade do desporto nacional.
“Assisti à transmissão televisiva da imperial vitória de Nuno Borges face ao mítico Rafael Nadal, conquistando o seu primeiro Torneio ATP em ténis. Um orgulho e uma demonstração da qualidade do nosso desporto. Parabéns, Nuno Borges!”, escreveu Luís Montenegro, numa publicação na rede social X/Twitter.
Também o Comité Olímpico de Portugal comentou no X/Twitter a vitória de Nuno Borges. “CAMPEÃO!! Nuno Borges venceu o torneio ATP Nordea Open, na Suécia, batendo na final o espanhol Rafael Nadal por 6-3 e 6-2. Este é o primeiro título de Borges em provas de singulares do circuito ATP”, escreveu o COP.
“Conquistar um torneio ATP seria sempre especial, fazê-lo em terra batida frente ao ‘Rei’, terá certamente outro sabor. Um dia histórico para o ténis português e para o Nuno Borges. Esperemos que seja o primeiro de muitos, para o nosso nº1 português. Muitos parabéns!”, comentou por sua vez o presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Daniel Monteiro.
ZAP // Lusa