Afinal, a história da famosa médica do Antigo Egipto pode estar toda errada

Stzeman / Wikimedia

O vizir Ramose com a mulher Merit Ptah

A famosa médica do Antigo Egipto pode ter existido, mas tinha outro nome. Merit Ptah seria a mulher do antigo nobre Ramose.

Desde sempre que Merit Ptah, famosa médica do Antigo Egipto, é uma figura emblemática para as mulheres ligadas à Ciência. Porém, de acordo com o Science Alert, pode haver um pequeno grande problema: esta mulher pode, afinal, não ser quem se pensava.

Segundo o historiador médico Jakub Kwiecinski, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, a história desta antiga médica egípcia está completamente errada.

“A Merit Ptah está em todo o lado. Em posts online, em jogos de computador, em livros de história populares, há até uma cratera em Vénus com este nome. E, apesar dessas menções, não há provas de que realmente tenha existido”, explica o autor do estudo publicado, em novembro, no Journal of the History of Medicine and Allied Sciences.

O caso de Merit Ptah teve as suas origens, no início do século XX, quando a médica e feminista canadiana Kate Campbell Hurd-Mead publicou, em 1938, um livro sobre a história das mulheres no mundo da Medicina.

É nessa obra que a canadiana descreve a suposta médica do Antigo Egipto. “A primeira médica do ‘Império Antigo’ na quinta dinastia, ou por volta de 2730 A.C., praticou durante o reinado de Neferirika-ra”, escreveu.

Hurd-Mead refere ainda um túmulo, no Vale dos Reis, no qual havia “uma imagem de uma mulher chamada Merit Ptah, a mãe de um sumo sacerdote, que a descreve como a ‘Médica-chefe’“.

“Merith Ptah existia como nome no Império Antigo, mas não aparece em nenhuma das listas dos antigos curandeiros egípcios, nem sequer como um dos ‘legendários’ ou ‘casos controversos'”, afirma Kwiecinski.

“Também está ausente da lista de mulheres administradoras do Império Antigo. Não há túmulos do Império Antigo presentes no Vale dos Reis, onde a história coloca o filho de Merit Ptah, e só existem alguns túmulos nessa área maior, a Necrópole de Tebas”.

Isso não significa, no entanto, que não tenham existido médicas no Antigo Egipto. Na verdade, há uma mulher do Império Antigo que corresponde aos detalhes descritos por Hurd-Mead.

Nos anos 30, uma escavação em Giza descobriu o túmulo de Akhethetep, um cortesão que viveu durante a quinta dinastia, no qual se encontrava uma porta falsa com a descrição de Peseshet, sua mãe e que foi batizada de “Supervisora das Mulheres Médicas”.

Esta descoberta foi descrita em vários livros e um deles chegou mesmo à biblioteca pessoal de Hurd-Mead. Kwiecinski acredita que a médica canadiana confundiu Peseseth com a mulher do antigo nobre Ramose, que foi enterrado no Vale dos Reis, que se chamava Merit Ptah.

Apesar da confusão, o investigador considera que isto não retira importância ao que Merit Ptah ainda hoje representa. “Embora não seja uma personagem egípcia autêntica e não seja uma boa figura simbólica, é um símbolo real do esforço coletivo de recolocar as mulheres na história. É uma heroína genuína da luta feminista moderna”, escreveu Kwiecinski no seu artigo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …