Cientistas desenvolvem hidrogel que elimina microplásticos da água

Uma equipa de cientistas conseguiu desenvolver um hidrogel sustentável capaz de eliminar microplásticos da água.

Os microplásticos são uma grande ameaça à saúde, mas também um perigo ambiental, na medida em que colocam em perigo formas de vida aquáticas e terrestes.

Para combater este poluente, cada vez mais emergente, investigadores do Instituto Indiano de Ciência (IISc) desenvolveram um hidrogel sustentável que elimina microplásticos da água.

Segundo o Phys, este material possui uma rede polimérica entrelaçada – composta por três camadas poliméricas diferentes (quitosana, álcool polivinílico e polianilina) – que consegue ligar os contaminantes e degradá-los usando irradiação de luz UV.

As camadas entrelaçadas formam uma arquitetura de Rede Interpenetrante de Polímeros (IPN), numa matriz com nanoaglomerados de polioxometalato, um substituto do cobre (Cu-POM), que usam a luz UV para degradar os microplásticos.

A combinação dos polímeros e dos nanoaglomerados resultou num hidrogel forte com capacidade de adsorver e degradar grandes quantidades de microplásticos.

Durante as experiências, realizadas em laboratório, os cientistas depararam-se com outro problema: sendo muito pequenos, os microplásticos são muito difíceis de detetar.

Nesse sentido, e para resolver esta questão, os investigadores adicionaram um corante fluorescente aos microplásticos para monitorizar a quantidade que estava a ser degradada pelo hidrogel sob diferentes condições.

Esta adaptação do plano inicial permitiu concluir que o hidrogel foi capaz de remover cerca de 93% e 95% de dois tipos diferentes de microplásticos em água com pH quase neutro (~6,5). Além disso, a equipa descobriu que a combinação dos três polímeros tornava o material estável a diversas temperaturas.

O artigo científico com os resultados foi publicado na Nanoscale.

Em janeiro, uma outra equipa de cientistas criou um hidrogel inovador, projetado para colher água do ar de forma eficiente.

Esta espécie de colhedor de água movido a energia solar oferece uma solução promissora para regiões que lutam contra a escassez de água.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.