Hezbollah e Israel envolvem-se em troca de fogo. É o primeiro confronto direto em 13 anos

Abir Sultan / EPA

As forças armadas israelitas disseram este domingo ter sido atacadas por “dois ou três” mísseis anti-tanque disparados pelo movimento xiita libanês Hezbollah.

Segundo a CNN, os alvos foram uma base militar israelita e uma ambulância. Ainda assim, não há feridos ou mortos a registar, de acordo com a mesma fonte.

O Hezbollah já reivindicou a ação militar. O movimento explicou que se trata de uma resposta ao ataque de Tel Aviv que ocorreu na semana passada, quando drones armados com explosivos terão atingido edifícios civis no Líbano.

O líder do movimento, Hassan Nasrallah, já tinha ameaçado retaliar e anunciou que estava a preparar um ataque para obrigar Israel a pagar “o devido preço”, naquilo que apelidou de “estratégia de proteção do país”.

No ataque deste domingo, os mísseis anti-tanque foram disparados a partir de uma base no Líbano e atingiram a zona fronteiriça, perto da aldeia israelita de Avivim, às 16h15 locais. Os disparos provocaram pequenos incêndios.

Israel afirmou depois que respondeu com novos disparos de mísseis contra posições militares do Hezbollah, incluindo a origem dos primeiros mísseis. De acordo com o jornal britânico The Guardian que ainda não há informações sobre possíveis feridos ou mortos.

Devido à escalada de tensão, Israel reforçou o contingente militar aéreo, marítimo e terrestre na fronteira com o Líbano. O primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, que é também o ministro da Defesa, emitiu um comunicado no domingo onde garante que vai ficar atento aos próximos passos do Hezbollah.

O Presidente israelita afirmou igualmente que não vai hesitar na defesa do seu povo: “Não queremos mostrar o quão bem preparados estamos”, declarou Reuven Rivlin. Do outro lado da fronteira, o Líbano já solicitou a intervenção no conflito dos governos dos EUA e de França.

Este é o primeiro confronto direto entre Israel e o Hezbollah em mais de quatro anos, desde que, em janeiro de 2015, o movimento libanês matou dois soldados israelitas. Este ataque surgiu dias depois de Israel ter atingido vários alvos num ataque na Síria, incluindo um general iraniano que era filho de um comandante do Hezbollah.

Israel e o Hezbollah têm um histórico de antagonismo que remonta a 2006, quando travaram uma guerra de um mês, que terminou num impasse. Apesar da hostilidade, ambas as partes têm conseguido evitar confrontos diretos nos últimos 13 anos.

ZAP // Lusa

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …