Hezbollah e Israel envolvem-se em troca de fogo. É o primeiro confronto direto em 13 anos

Abir Sultan / EPA

As forças armadas israelitas disseram este domingo ter sido atacadas por “dois ou três” mísseis anti-tanque disparados pelo movimento xiita libanês Hezbollah.

Segundo a CNN, os alvos foram uma base militar israelita e uma ambulância. Ainda assim, não há feridos ou mortos a registar, de acordo com a mesma fonte.

O Hezbollah já reivindicou a ação militar. O movimento explicou que se trata de uma resposta ao ataque de Tel Aviv que ocorreu na semana passada, quando drones armados com explosivos terão atingido edifícios civis no Líbano.

O líder do movimento, Hassan Nasrallah, já tinha ameaçado retaliar e anunciou que estava a preparar um ataque para obrigar Israel a pagar “o devido preço”, naquilo que apelidou de “estratégia de proteção do país”.

No ataque deste domingo, os mísseis anti-tanque foram disparados a partir de uma base no Líbano e atingiram a zona fronteiriça, perto da aldeia israelita de Avivim, às 16h15 locais. Os disparos provocaram pequenos incêndios.

Israel afirmou depois que respondeu com novos disparos de mísseis contra posições militares do Hezbollah, incluindo a origem dos primeiros mísseis. De acordo com o jornal britânico The Guardian que ainda não há informações sobre possíveis feridos ou mortos.

Devido à escalada de tensão, Israel reforçou o contingente militar aéreo, marítimo e terrestre na fronteira com o Líbano. O primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, que é também o ministro da Defesa, emitiu um comunicado no domingo onde garante que vai ficar atento aos próximos passos do Hezbollah.

O Presidente israelita afirmou igualmente que não vai hesitar na defesa do seu povo: “Não queremos mostrar o quão bem preparados estamos”, declarou Reuven Rivlin. Do outro lado da fronteira, o Líbano já solicitou a intervenção no conflito dos governos dos EUA e de França.

Este é o primeiro confronto direto entre Israel e o Hezbollah em mais de quatro anos, desde que, em janeiro de 2015, o movimento libanês matou dois soldados israelitas. Este ataque surgiu dias depois de Israel ter atingido vários alvos num ataque na Síria, incluindo um general iraniano que era filho de um comandante do Hezbollah.

Israel e o Hezbollah têm um histórico de antagonismo que remonta a 2006, quando travaram uma guerra de um mês, que terminou num impasse. Apesar da hostilidade, ambas as partes têm conseguido evitar confrontos diretos nos últimos 13 anos.

ZAP // Lusa

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …

Cessar-fogo quebrado. Israel lança ataque aéreo na Faixa de Gaza

O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado na madrugada desta quarta-feira. Os israelitas lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza depois de, segundo dizem, terem sido lançados balões incendiários a partir deste território. …

"Síndrome de Maria Antonieta". Condição que torna o cabelo branco repentinamente pode ter explicação

Os últimos meses da vida de Maria Antonieta foram extremamente desgastantes, sendo que a onda de acontecimento negros culminou com a sua morte. Os livros de história contam que este cenário fez com que a …

Von der Leyen vem a Lisboa dar "luz verde" ao PRR. Plano é “ambicioso e robusto” (e pode avançar já na próxima semana)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai estar hoje em Lisboa para anunciar formalmente a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal. Von der Leyen vai “entregar pessoalmente ao primeiro-ministro, …

Biden e Putin reúnem-se em Genebra em busca de relação "estável e previsível"

A Ucrânia, a Bielorrússia, o destino do opositor russo detido Alexei Navalny, e os ciberataques são os temas da cimeira e o debate prevê-se áspero e difícil. A cimeira vai decorrer na cidade suíça de Genebra …

Testes recomendados em casamentos e batizados, eventos desportivos e empresas

Os testes à covid-19 passam a ser recomendados em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e batizados, eventos culturais e desportivos, serviços públicos e empresas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). A norma, …

"Terramotos lentos" podem ajudar a ciência a prever grandes tremores

Prever um terramoto é impossível com o conhecimento e a tecnologia atuais, mas várias pesquisas realizadas nos últimos anos permitiram aos especialistas chegar mais perto de identificar certas condições para que ocorra um abalo. Os especialistas …

Filhotes espaciais. Espermatozoides de ratos armazenados na EEI geram crias saudáveis

Investigadores japoneses descobriram que espermatozoides de ratos expostos a altos níveis de radiação cósmica, durante quase seis anos, criaram uma grande ninhada de "filhotes espaciais" saudáveis ​​e normais. De acordo com o novo estudo, publicado na …

"Exoplanetas desonestos" à espreita no espaço podem ter luas habitáveis

As evidências sugerem a existência de uma vasta população de "exoplanetas desonestos" à deriva - que não estão presos a nenhuma estrela. Os cientistas acreditam que esses exoplanetas não serão habitáveis, mas o mesmo não …

Na Malásia, os tubarões estão a ser alvo de uma doença de pele misteriosa

Os biólogos marinhos estão a investigar uma doença misteriosa de pele que está a atacar os tubarões-de-pontas-brancas dos recifes da Malásia. Alguns relatórios sugerem que o aumento da temperatura da água do mar pode ser …