Herpes engana o sistema imunitário escondendo-se em proteína para causar engarrafamento

O vírus da herpes é aquele hóspede que chega e nunca mais se vai embora – e consegue fazê-lo ao esconder-se do sistema imunitário, camuflando-se.

Sem ser reconhecido pelas células de defesa, o vírus deixa-se ficar confortavelmente na sua nova casa. A forma como esse “golpe” sempre funciona é um grande mistério para os cientistas, mas um estudo recente pode ajudar a resolver esse enigma.

O estudo da Universidade de Rockefeller (EUA), publicado em janeiro na Nature, captou imagens do vírus em ação, revelando como é que se insere numa determinada proteína para causar um “engarrafamento” numa rota importante do sistema imunitário.

“O trabalho ilustra um exemplo notável de como este vírus persistente evita o sistema imunitário”, explica a bióloga estrutural Jue Chen.

“Depois de entrar no corpo, o vírus nunca se vai embora. As nossas descobertas dão uma explicação mecanicista para a sua capacidade de não ser detetado pelos glóbulos brancos”, descreve.

Engarrafamento na proteína

Rockefeller University

O vírus da herpes (cor-de-rosa) insere-se numa TAP, proteína transportadora com uma função-chave para o sistema imunitário. Ao engarrafar a proteína transportadora, o vírus consegue esconder-se do sistema imunitário

O vírus da herpes (cor-de-rosa) insere-se numa TAP, proteína transportadora com uma função-chave para o sistema imunitário. Ao engarrafar a proteína transportadora, o vírus consegue esconder-se do sistema imunitário

Quando o vírus da herpes entra no corpo e invade as células, pequenos pedaços acabam presos na parede externa da célula. “Esses pedaços funcionam como um código de barras para as células de defesa, que percebem que o agente patogénico está presente, e o atacam”, descreve o investigador principal do projeto, Michael Oldham.

Uma parte do mecanismo envolvido para reter pequenas partes do vírus na superfície da célula é uma proteína chamada TAP, que funciona como uma ponte para passagem das partes do vírus pela membrana do retículo endoplasmático.

“As nossas descobertas mostram precisamente como é que essa proteína do vírus bloqueia a proteína TAP, o que traz dois efeitos. Um, evita que a proteína regular se ligue. Dois, faz com que o transportador fique preso nessa formação”, descreve Jue Chen.

Até agora, visualizar essa interação era impossível porque as amostras eram instáveis e se desintegravam com facilidade. Nesse estudo, os investigadores usaram uma técnica chamada de criomicroscopia eletrónica, que congela a proteína numa fina camada de gelo e permite que os cientistas observem a estrutura, ao estabilizar a amostra.

Vírus ensinam como bloquear a passagem

Ter esse conhecimento provavelmente não significa que um medicamento possa ser criado para impedir esse bloqueio da proteína TAP, já que ela não afetaria apenas esse transportador, mas sim as proteínas de todas as células.

Interferir acidentalmente com as TAP poderia atrapalhar outros processos celulares, o que traria sérios efeitos colaterais.

Conhecer esse processo, contudo, pode ajudar no tratamento de outras doenças que envolvem esse transportador.

A quimioterapia, por exemplo, poderia ser mais eficaz se essas proteínas pudessem ser pausadas por alguns momentos, já que são as responsáveis por tirar o medicamento das células antes da hora.

“Ainda não descobrimos como bloquear estes transportadores, mas pelo caminho estamos a aprender com o vírus como fazer isso”, diz Chen.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …

Nacionalista apoiado pela Turquia eleito Presidente de Chipre do Norte

O nacionalista Ersin Tatar, apoiado pela Turquia, foi no domingo eleito "Presidente" da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN), numa vitória surpreendente face ao dirigente cessante, Mustafa Akinci, anunciou o conselho eleitoral. Com 51,74% …

China alerta que detectou coronavírus vivo numa embalagem de comida congelada

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças da China alerta que detectou amostras vivas do novo coronavírus em embalagens de comida congelada, pelo que estas podem ser um veículo de contágio. Já tinham sido …