Eden Hazard continua a não participar nos jogos do Real Madrid. Florentino Pérez deverá tentar transferir o seu passe – mas o prejuízo será grande.
Quando Eden Hazard deixou o Chelsea para reforçar o Real Madrid em 2019, adivinhava-se que o belga seria a nova “estrela” do futebol do Real. Um novo número 7 no Santiago Bernabéu que suavizasse a saída do outro 7, Cristiano Ronaldo, que tinha assinado pela Juventus no ano anterior.
As previsões eram muitas mas, provavelmente, nenhuma apontou para um declínio tão rápido e tão acentuado do internacional belga.
“Ele está num momento futebolístico triste. É um líder, sempre liderou projectos ganhadores, mas está sem ritmo de competição”, admitiu há poucas semanas o seleccionador nacional da Bélgica, Roberto Martínez.
É verdade. E já é verdade há mais de dois anos: o máximo que Hazard conseguiu fazer foi disputar 22 jogos numa temporada. Foram 22 em 2019/10, 21 jogos na época passada e 12 na presente época.
Golos? Tinha uma média de 16 golos por temporada, ao serviço do Chelsea. No Real Madrid: um na primeira época e quatro na segunda. Zero golos, na época actual.
Christian Benteke também tem razão: “Hazard tem um historial de lesões significativo e agora evita mais o contacto no jogo. Quando se tem um passado como esse, de forma subconsciente tu pensas nisso. Já não finta cinco ou seis jogadores”.
O avançado e compatriota lembrou que os problemas físicos não têm “largado” o jogador do Real Madrid. E o seu desempenho, mesmo quando recuperado, piorou.
Carlo Ancelotti não tem colocado o belga em campo. Nos três últimos jogos do Real Madrid no campeonato, o treinador convocou Hazard mas este nunca saiu do banco de suplentes. Pelo meio só jogou na Liga dos Campeões contra o Inter Milão…durante 10 minutos.
O avançado ainda começou esta temporada como titular mas, desde o final de Setembro nunca mais iniciou um jogo no relvado. Com uma gastroenterite pelo meio, que o afastou dos convocados. Agora volta à lista, mas não joga.
O que fazer?
É a questão destacada pelo portal El Desmarque, vendo que o treinador Carlo Ancelotti não inclui Hazard nos seus planos para cada jogo.
Colocá-lo no mercado será a possibilidade mais forte mas o treinador deixa essa decisão para o presidente Florentino Pérez.
O problema para Florentino são os valores oferecidos. Eden Hazard custou 115 milhões de euros há dois anos e meio. Na altura valia 150 milhões no mercado e agora vale…25 milhões de euros, de acordo com o portal Transfermarkt.
O jogador de 30 anos tem contrato válido até 2024 mas poderá voltar a Londres mais cedo do que pensava. O West Ham terá apresentado uma proposta de 30 milhões de euros; Florentino Pérez acha que é pouco.