Hawking, Zuckerberg e Yuri Milner vão construir nave espacial para ir a Alpha Centauri

Andy Rain / EPA

Yuri Milner e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Iniciatives

O cientista Stephen Hawking uniu-se a Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, e ao bilionário russo Yuri Milner num projecto milionário e megalómano que visa construir uma nave espacial para chegar às estrelas.

O limite que nos confronta agora, é o grande vazio entre nós e as estrelas, mas podemos transcendê-lo“.

Foi desta forma que o cosmologista Stephen Hawking apresentou o projecto Breakthrough Starshot, no Observatório One World, em Nova Iorque, nos EUA.

O projecto, orçado em mais de 87 milhões de euros, conta com o apoio de vários cientistas e investigadores, e com o investimento de Mark Zuckerberg e do bilionário russo Yuri Milner.

O grande objectivo do Breakthrough Starshot é construir uma nave espacial robótica, com propulsão a luz, para chegar à estrela Alpha Centauri, situada a 4.37 anos-luz de distância da Terra – e a ideia é fazer essa viagem interestelar em apenas 20 anos.

“Com feixes de luz, velas de luz e a nave espacial mais leve jamais construída podemos lançar uma missão até Alpha Centauri dentro de uma geração. Hoje, comprometemos-nos com este próximo grande salto no cosmos”, diz Stephen Hawking.

Porque somos humanos – e a nossa natureza é voar“, acrescenta o astrofísico.

A nave espacial em causa terá o tamanho de um pequeno chip electrónico e estará ligada a uma espécie de vela super-fina. Mas, em vez de ser impulsionada pelo vento, esta mini-nave será propulsionada rumo às estrelas por raios laser com uma potência de 100 gigawatts.

O aparelho poderá assim, ser acelerado até 20% da velocidade da luz, o que será suficiente para chegar ao sistema Alpha Centauri em 20 anos.

A nave poderá atingir velocidades de “100,000,000 milhas por hora – mil vezes mais rápido do que a nave espacial mais rápida actual”, realça o Gizmodo.

Uma nave construída com a actual tecnologia demoraria 30 mil anos a chegar a Alpha Centauri.

A equipa de investigação espera poder criar várias destas mini-naves, que estarão apetrechadas com câmaras, propulsores de fotões, cargas de energia, equipamentos de navegação e de comunicação.

Chamamos-lhe Nanocraft. O nosso barco à vela interestelar“, revela Yuri Milner.

(dr) Breakthrough Starshot

A nave robótica Nanocraft vai ter uma "vela" e vai ser acelerada com raios laser para chegar a Alpha Centauri

A nave robótica Nanocraft vai ter uma “vela” e vai ser acelerada com raios laser para chegar a Alpha Centauri

Se a missão for bem sucedida, a nave “pode captar imagens de possíveis planetas e outros dados científicos e enviá-los de volta num feixe de luz”, diz o bilionário, citado pelo Space.com.

A apresentação de Breakthrough Starshot foi feita no dia do 55.º aniversário da primeira viagem ao espaço do astronauta russo Yuri Gagarin, em 1961, missão que revolucionou a história humana da conquista do espaço.

“Há exactamente 55 anos, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem no espaço. Hoje, preparamos o próximo grande salto — para as estrelas“, destaca Milner, que diz que recebeu se chama Yuri por causa do astronauta russo.

O bilionário é também o homem do dinheiro por trás da iniciativa Breakthrough Listen, lançada em Julho de 2015, e que contou também com a colaboração de Stephen Hawking.

Este projecto de 100 milhões de dólares visa procurar sinais de vida extraterrestre, monitorizando um milhão de estrelas na Via Láctea e as 100 galáxias mais próximas da nossa, durante 10 anos.

Para o projecto da nave espacial interestelar, Milner e Hawking apelam às contribuições da comunidade científica internacional, alegando que todos os desenvolvimentos do projecto serão tornados públicos.

“Pela primeira vez na história do homem, podemos fazer mais do que apenas olhar para as estrelas. Podemos mesmo alcançá-las“, garante Milner.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. JIMN, houve alguém que disse: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.
    E para reclamar de uns míseros 100M$, epa… você tem muito, mas mesmo muito, para reclamar por aí… não seja mesquinho, ok?

  2. Coitados… não deve haver mais nada de útil para fazer com esse dinheiro…
    Isto quando nos EUA há 50 milhões de pessoas que nem sequer tem acesso a cuidados médicos…
    Na Rússia, nem vale a pena falar…

  3. Que o nosso venerável Stephen me perdoe a ingenuidade mas eu estava capaz de acreditar que era mais urgente mobilizar as preciosas fortunas dos Zuckerbergs do mundo para a irradicação da pobreza ou “isso” já está resolvido e eu ainda não dei conta ???

RESPONDER

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …