Hawking, Zuckerberg e Yuri Milner vão construir nave espacial para ir a Alpha Centauri

Andy Rain / EPA

Yuri Milner e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Iniciatives

O cientista Stephen Hawking uniu-se a Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, e ao bilionário russo Yuri Milner num projecto milionário e megalómano que visa construir uma nave espacial para chegar às estrelas.

O limite que nos confronta agora, é o grande vazio entre nós e as estrelas, mas podemos transcendê-lo“.

Foi desta forma que o cosmologista Stephen Hawking apresentou o projecto Breakthrough Starshot, no Observatório One World, em Nova Iorque, nos EUA.

O projecto, orçado em mais de 87 milhões de euros, conta com o apoio de vários cientistas e investigadores, e com o investimento de Mark Zuckerberg e do bilionário russo Yuri Milner.

O grande objectivo do Breakthrough Starshot é construir uma nave espacial robótica, com propulsão a luz, para chegar à estrela Alpha Centauri, situada a 4.37 anos-luz de distância da Terra – e a ideia é fazer essa viagem interestelar em apenas 20 anos.

“Com feixes de luz, velas de luz e a nave espacial mais leve jamais construída podemos lançar uma missão até Alpha Centauri dentro de uma geração. Hoje, comprometemos-nos com este próximo grande salto no cosmos”, diz Stephen Hawking.

Porque somos humanos – e a nossa natureza é voar“, acrescenta o astrofísico.

A nave espacial em causa terá o tamanho de um pequeno chip electrónico e estará ligada a uma espécie de vela super-fina. Mas, em vez de ser impulsionada pelo vento, esta mini-nave será propulsionada rumo às estrelas por raios laser com uma potência de 100 gigawatts.

O aparelho poderá assim, ser acelerado até 20% da velocidade da luz, o que será suficiente para chegar ao sistema Alpha Centauri em 20 anos.

A nave poderá atingir velocidades de “100,000,000 milhas por hora – mil vezes mais rápido do que a nave espacial mais rápida actual”, realça o Gizmodo.

Uma nave construída com a actual tecnologia demoraria 30 mil anos a chegar a Alpha Centauri.

A equipa de investigação espera poder criar várias destas mini-naves, que estarão apetrechadas com câmaras, propulsores de fotões, cargas de energia, equipamentos de navegação e de comunicação.

Chamamos-lhe Nanocraft. O nosso barco à vela interestelar“, revela Yuri Milner.

(dr) Breakthrough Starshot

A nave robótica Nanocraft vai ter uma "vela" e vai ser acelerada com raios laser para chegar a Alpha Centauri

A nave robótica Nanocraft vai ter uma “vela” e vai ser acelerada com raios laser para chegar a Alpha Centauri

Se a missão for bem sucedida, a nave “pode captar imagens de possíveis planetas e outros dados científicos e enviá-los de volta num feixe de luz”, diz o bilionário, citado pelo Space.com.

A apresentação de Breakthrough Starshot foi feita no dia do 55.º aniversário da primeira viagem ao espaço do astronauta russo Yuri Gagarin, em 1961, missão que revolucionou a história humana da conquista do espaço.

“Há exactamente 55 anos, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem no espaço. Hoje, preparamos o próximo grande salto — para as estrelas“, destaca Milner, que diz que recebeu se chama Yuri por causa do astronauta russo.

O bilionário é também o homem do dinheiro por trás da iniciativa Breakthrough Listen, lançada em Julho de 2015, e que contou também com a colaboração de Stephen Hawking.

Este projecto de 100 milhões de dólares visa procurar sinais de vida extraterrestre, monitorizando um milhão de estrelas na Via Láctea e as 100 galáxias mais próximas da nossa, durante 10 anos.

Para o projecto da nave espacial interestelar, Milner e Hawking apelam às contribuições da comunidade científica internacional, alegando que todos os desenvolvimentos do projecto serão tornados públicos.

“Pela primeira vez na história do homem, podemos fazer mais do que apenas olhar para as estrelas. Podemos mesmo alcançá-las“, garante Milner.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. JIMN, houve alguém que disse: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.
    E para reclamar de uns míseros 100M$, epa… você tem muito, mas mesmo muito, para reclamar por aí… não seja mesquinho, ok?

  2. Coitados… não deve haver mais nada de útil para fazer com esse dinheiro…
    Isto quando nos EUA há 50 milhões de pessoas que nem sequer tem acesso a cuidados médicos…
    Na Rússia, nem vale a pena falar…

  3. Que o nosso venerável Stephen me perdoe a ingenuidade mas eu estava capaz de acreditar que era mais urgente mobilizar as preciosas fortunas dos Zuckerbergs do mundo para a irradicação da pobreza ou “isso” já está resolvido e eu ainda não dei conta ???

RESPONDER

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo é no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …