Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos “Simpsons”

getdown / Flickr

Apu Nahasapeemapetilon, da série “Os Simpsons”

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série “Os Simpsons”, anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica.

Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que vai deixar de dar voz à personagem Apu Nahasapeemapetilon, da série “Os Simpsons”.

O ator dá voz ao famoso proprietário de uma loja de conveniência em Springfield, de nacionalidade indiana, desde que a personagem foi criada, na década de 90. Porém, há bastante tempo que Apu é também acusado de promover estereótipos raciais.

Anunciada esta decisão, ainda não é certo se os produtores da série vão arranjar uma nova voz para Apu, ou se a personagem vai dizer adeus ao elenco que conta com personagens emblemáticas como Homer, Marge, Lisa e Bart Simpson.

“Tudo o que sabemos é que não farei mais esta voz. Todos tomámos a decisão juntos, todos concordámos. Todos sentimos que é a coisa certa“, afirmou o ator ao site SlashFilm, citado pela emissora britânica.

A controvérsia sobre o caráter do comerciante imigrante Apu Nahasapeemapetilon intensificou-se em 2017, quando o norte-americano de origem indiana, Hari Kondabolu, fez um documentário no qual afirmava que Apu fora criado com base em estereótipos raciais.

Em declarações à BBC, Kondabolu disse que esta era uma personagem problemática porque era definida pela sua profissão, pelo número de filhos e pelo casamento ‘arranjado’.

No documentário — “The Problem with Apu” —, o norte-americano disse que Apu era uma das únicas representações dos sul-asiáticos na televisão norte-americana e que, quando era jovem, as crianças imitavam a personagem para gozarem com ele.

Muitas pessoas apoiaram esta crítica, mas também houve quem defendesse o programa, destacando que todas as personagens dos “Simpsons” eram estereótipos, recorda a BBC.

Na altura, Azaria, que também dá voz aos personagens Moe Szyslak e Chief Wiggum, entre outros – disse achar “muito perturbador pessoal e profissionalmente” que alguém tenha sido marginalizado por causa de Apu Nahasapeemapetilon.

Em reação à notícia de que Azaria se tinha afastado, Kondabolu disse esperar que a personagem se mantenha no programa e que “uma equipa de escritores muito talentosa faça algo interessante com ela“.

“O meu documentário não foi feito para se livrar de uma personagem de desenho animado, mas para discutir raça, representação e a minha comunidade (que amo muito). Foi também sobre como podemos adorar algo (como os ‘Simpsons’) e ainda assim ser crítico sobre aspetos dele (Apu) “, ​​escreveu no Twitter.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …