Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos “Simpsons”

getdown / Flickr

Apu Nahasapeemapetilon, da série “Os Simpsons”

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série “Os Simpsons”, anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica.

Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que vai deixar de dar voz à personagem Apu Nahasapeemapetilon, da série “Os Simpsons”.

O ator dá voz ao famoso proprietário de uma loja de conveniência em Springfield, de nacionalidade indiana, desde que a personagem foi criada, na década de 90. Porém, há bastante tempo que Apu é também acusado de promover estereótipos raciais.

Anunciada esta decisão, ainda não é certo se os produtores da série vão arranjar uma nova voz para Apu, ou se a personagem vai dizer adeus ao elenco que conta com personagens emblemáticas como Homer, Marge, Lisa e Bart Simpson.

“Tudo o que sabemos é que não farei mais esta voz. Todos tomámos a decisão juntos, todos concordámos. Todos sentimos que é a coisa certa“, afirmou o ator ao site SlashFilm, citado pela emissora britânica.

A controvérsia sobre o caráter do comerciante imigrante Apu Nahasapeemapetilon intensificou-se em 2017, quando o norte-americano de origem indiana, Hari Kondabolu, fez um documentário no qual afirmava que Apu fora criado com base em estereótipos raciais.

Em declarações à BBC, Kondabolu disse que esta era uma personagem problemática porque era definida pela sua profissão, pelo número de filhos e pelo casamento ‘arranjado’.

No documentário — “The Problem with Apu” —, o norte-americano disse que Apu era uma das únicas representações dos sul-asiáticos na televisão norte-americana e que, quando era jovem, as crianças imitavam a personagem para gozarem com ele.

Muitas pessoas apoiaram esta crítica, mas também houve quem defendesse o programa, destacando que todas as personagens dos “Simpsons” eram estereótipos, recorda a BBC.

Na altura, Azaria, que também dá voz aos personagens Moe Szyslak e Chief Wiggum, entre outros – disse achar “muito perturbador pessoal e profissionalmente” que alguém tenha sido marginalizado por causa de Apu Nahasapeemapetilon.

Em reação à notícia de que Azaria se tinha afastado, Kondabolu disse esperar que a personagem se mantenha no programa e que “uma equipa de escritores muito talentosa faça algo interessante com ela“.

“O meu documentário não foi feito para se livrar de uma personagem de desenho animado, mas para discutir raça, representação e a minha comunidade (que amo muito). Foi também sobre como podemos adorar algo (como os ‘Simpsons’) e ainda assim ser crítico sobre aspetos dele (Apu) “, ​​escreveu no Twitter.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …