“Hamilton nem pontuaria num carro da Haas”

Romain Grosjean sublinha que o carro define muito os resultados de um piloto na Fórmula 1. Haas não tem engenheiros para montar o novo motor.

Os números mostram que Lewis Hamilton já superou Michael Shumacher como o piloto mais vitorioso na história da Fórmula 1. O inglês tem sete títulos, tal como o alemão, mas tem mais corridas ganhas, mais pole-positions e mais pódios do que qualquer outro piloto ou antigo piloto.

No entanto, o maior responsável por este domínio pode ser mesmo a Mercedes, equipa que Hamilton representa desde 2013.

A ideia foi repetida por Romain Grosjean, quando o francês fez uma comparação com a Haas, a última equipa pela qual o francês passou antes de deixar a Fórmula 1. No ano passado a Haas foi quase sempre a segunda pior equipa, só à frente da Williams.

Hamilton nunca teria conseguido lutar pelos pontos com o último carro da Haas. Muita coisa depende do carro que conduzes. Isso torna difícil comparar um piloto com outro. Leclerc, por exemplo, pilotou bem em 2020, mas as coisas não aconteceram porque o seu carro (Ferrari) não era bom o suficiente”, disse Grosjean, à ‘Autosprint’.

Ao longo da última temporada, a Haas conseguiu apenas três pontos, ficando no penúltimo posto na classificação dos construtores (Williams foi a pior, com zero). Na tabela dos pilotos, Romain Grosjean e Kevin Magnussen também ficaram no fundo, nos 19.º e 20.º lugares, respetivamente com dois pontos e um ponto.

Romain Grosjean, que abandonou a Fórmula 1 e nesta quarta-feira foi anunciado como piloto da Dale Coyne, na Fórmula Indy, acredita que um candidato ao título na F1 na nova temporada é Sergio Pérez, que se mudou para a Red Bull.

Não há engenheiros

Precisamente a Haas está com dificuldades para preparar a nova temporada. Pela primeira vez, a equipa norte-americana está a trabalhar no Reino Unido mas não tem engenheiros para montar os novos motores Ferrari – por causa das restrições de viagens associadas ao coronavírus.

Os motores estão no Reino Unido mas os engenheiros da Ferrari não conseguem viajar, o que deverá adiar os primeiros testes do ano para março.

Os jovens Mick Schumacher e Nikita Mazepin serão os pilotos da Haas em 2021.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O título correto para esta notícia – e que reflectiria o pensamento do Romain – seria ligeiramente diferente: “Nem Hamilton pontuaria num carro da Haas”. Isto é, sem retirar ou acrescentar qualquer palavra, a troca de lugar do “nem” seria suficiente…

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo comentário.
      As frases “Nem Hamilton pontuaria” e “Hamilton nem pontuaria” têm de facto significados ligeiramente diferentes.
      No primeiro caso, estamos a focar a atenção na marca, que será tão má que nem o melhor piloto do mundo pontuaria.
      No segundo caso, estamos a dizer que o melhor piloto do mundo o é também porque tem um carro melhor, e que num (tão) mau carro nem pontuaria.
      Pensamos ser esta a ideia de Grosjean, que “sublinha que o carro define muito os resultados de um piloto na Fórmula 1”

RESPONDER

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …