Hackers podem usar ondas cerebrais para roubar passwords

Cientistas da Universidade do Alabama, nos EUA, sugerem que os auriculares com sensores de ondas cerebrais têm de ser mais seguros porque os hackers podem adivinhar as senhas de um indivíduo através da monitorização das suas ondas cerebrais.

Estes auriculares são usados normalmente por jogadores para controlar brinquedos eletrónicos e alguns jogos. Os especialistas Nitesh Saxena e Ajaya Neupane descobriram que uma pessoa que põe um jogo em pausa para aceder a uma conta bancária corre o risco de ter os dados confidenciais roubados por um programa de software.

No seu estudo, os cientistas usaram um auricular “EEG”, atualmente disponível para consumidores através de compra online e um auricular clínico usado para estudos científicas para demonstrar com que facilidade um programa mal-intencionado pode “observar” as ondas cerebrais de um utilizador.

Os especialistas pediram a 12 voluntários para escrever uma série de passwords geradas aleatoriamente como se estivessem a aceder uma conta online, enquanto usavam um auricular EEG, para que o software observasse a digitação do usuário e as ondas cerebrais correspondentes.

“Num ataque do mundo real, um hacker poderia treinar o programa para ser malicioso, solicitando que o utilizador insira um conjunto predefinido de números para reiniciar o jogo depois de o colocar em pausa”, explicou Saxena.

A equipe descobriu que, depois de um utilizador escrever 200 caracteres, os algoritmos dentro do programa de software podem fazer boas suposições apenas ao monitorizar os dados EEG gravados.

O EEG pode ser combinado com uma interface cérebro-computador para permitir que uma pessoa controle dispositivos externos. Esta tecnologia era utilizada principalmente para pesquisas científicas, por exemplo, para ajudar os pacientes a controlar membros protéticos a pensar nos movimentos. No entanto, esta tecnologia está a ser mais comercializada e a tornar-se popular nas indústrias de jogos e entretenimento.

“Dada a crescente popularidade dos auriculares EEG e as várias maneiras que podem ser usados, é importante analisar os potenciais riscos de segurança e privacidade associados a esta tecnologia emergente para aumentar a consciencialização dos utilizadores sobre os riscos e desenvolver soluções viáveis para ataques mal-intencionados”, argumentou Saxena.

Uma solução potencial proposta pelos cientistas é a inserção de ruído sempre que um utilizador digita uma password enquanto usa auriculares com sensores de ondas cerebrais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook está a criar (com sucesso) tecnologia capaz de ler mentes

Há cerca de dois anos, o Facebook começou a desenvolver uma tecnologia capaz de ler as mentes das pessoas. Agora, a empresa apresentou com sucesso os primeiros resultados da sua investigação. O Facebook quer disponibilizar uma …

Descobertas oito novas fontes de Explosões Rápidas de Rádio vindas do Espaço

As Explosões Rápidas de Rádio (Fast Radio Bursts, FRBs) são dos enigmas mais intrigantes da astronomia moderna. Estes sinais de rádio, por norma, duram milésimos até desaparecer, mas alguns repetem-se de forma irregular. Desde a descoberta …

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …