/

Hackers e espiões usam ruído dos discos rígidos para comunicar

No mundo da espionagem digital, conseguir infectar e extrair dados de um computador desligado da rede é um dos objectivos mais desejados – e agora há hackers que demonstraram uma nova forma de comunicar esses dados, usando o ruído do disco rígido.

Ditam as regras de segurança que uma das formas mais eficientes de manter dados digitais seguros é guardá-los num computador que não esteja ligado a nenhuma rede – fisicamente, ou por wireless.

Manter um equipamento isolado não só complica o processo de o infectar com malware, como também torna muito mais complicado o processo de dele extrair os dados desejados.

Ao longo dos anos têm surgido várias técnicas de o fazer, que vão desde a utilização de ultrasons inaudíveis para as pessoas, ou até utilizar a temperatura do CPU.

Mas esta nova técnica, revelada pela ArsTechnica, acaba por se revelar ser bastante mais simples e eficiente: usar o ruído gerado pelo funcionamento dos discos rígidos.

O princípio de funcionamento é precisamente o mesmo que é usado pelos drives de disquetes e discos rígidos para produzir música, que se popularizaram no YouTube.

Só que em vez de música, geram-se sinais sonoros que servirão para transmitir dados para qualquer dispositivo com capacidade de escutar que esteja por perto.

Bem, estava a precisar de uma boa desculpa para fazer um upgrade dos seus discos rígido para SSD, não era?

ZAP / Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.