Hacker de 18 anos reivindica ataque à Uber. Funcionários pensavam que era uma piada

A Uber foi alvo de um ataque informático que afetou sistemas internos de comunicação – como a aplicação de mensagens Slack – e de engenharia.

Um pirata informático entrou nos sistemas de engenharia e de comunicação interna da Uber e publicou a mensagem na plataforma Slack, usada para comunicação entre funcionários: “Anuncio que sou um hacker e que a Uber sofreu uma fuga de dados”, segundo a Reuters, revelando de seguida as bases de dados afetadas.

De acordo com o New York Times, o alegado hacker, que afirma ter 18 anos de idade, disse ter acesso de administrador às ferramentas da empresa, incluindo Amazon Web Services e Google Cloud Platform.

A entrada no sistema foi feita, disse o próprio pirata ao jornal, fazendo-se passar por um informático, enviando uma mensagem a um funcionário da Uber a pedir palavras-passe, que lhes foram fornecidas.

A plataforma de transporte de passageiros disse que estava a investigar o ocorrido, com um porta-voz a dizer que estavam em contacto com as autoridades.

Já informações obtidas pelo Washington Post sugerem que o pirata informático terá como motivação para o ataque o tratamento da Uber dos seus motoristas, que insiste em tratar como trabalhadores independentes quando várias decisões judiciais deliberaram pelo contrário.

O conteúdo da mensagem e a forma como foi escrita levou muitos funcionários da Uber a pensar que se tratava de uma piada, relatou o Washington Post. As respostas à publicação incluíam emojis de sirenes e de pipocas, bem como o GIF “it’s happening” (“está a acontecer”, em tradução livre).

“Estamos atualmente a responder a um incidente de cibersegurança. Estamos em contacto com as autoridades policiais e publicaremos aqui atualizações adicionais à medida que estas se tornarem disponíveis”, lê-se numa declaração da empresa, publicada no Twitter.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.