Os tubarões são cada vez mais raros e pequenos perto de zonas habitadas

Os tubarões são cada vez mais raros e mais pequenos em águas perto de zonas urbanas, devida à captura intensa, alerta um estudo feito pela organização internacional Zoological Society of London.

Em habitats perto de grandes populações humanas e mercados de peixe os tubarões não só são muito mais raros assim como o seu tamanho médio, e de outros predadores marinhos, caiu drasticamente, indica a investigação publicada esta terça-feira na revista científica especializada PLOS Biology.

O tamanho dos predadores diminuiu significativamente na proximidade de cidades com mais de 10.000 pessoas associadas a frotas de pesca, e a distância mínima entre pessoas e pesca também aumentou, o que indica que os navios podem percorrer distâncias maiores.



Como resultado os tubarões apenas foram observados em 12% dos locais pesquisados, indica o estudo. Os investigadores descobriram ainda que a temperatura da superfície do mar teve uma grade influência no tamanho médio dos predadores.

“A atividade humana é agora a maior influência na distribuição de tubarões, superando todos os outros fatores ecológicos. Apenas 13% dos oceanos do mundo podem ser considerados ´selvagens´, mas os tubarões e outros predadores são muito mais comuns e significativamente maiores a distâncias superiores a 1.250 quilómetros das pessoas”, explicou o autor principal do estudo, Tom Letessier.

Acrescentando: “O que sugere que os grandes predadores marinhos são em geral incapazes de prosperar perto das pessoas e isso é outro exemplo claro do impacto da sobre-exploração dos mares pelo homem”.

Os investigadores analisaram imagens de vídeo feitas em 1.041 lugares dos oceanos Índico e Pacífico, entre lugares mais perto de cidades e lugares a 1.500 quilómetros.

Os grandes predadores marinhos, e os tubarões em particular, “desempenham um papel único e insubstituível no ecossistema oceânico”, porque controlam as populações de que se alimentam e mantém saudáveis essas populações, removendo animais doentes ou feridos, além de transportarem nutrientes entre habitats, disse o responsável.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …