Cientistas descobrem mulher com olhos “mutantes” que distinguem 100 milhões de cores

Depois de mais de 25 anos de busca, neurocientistas do Reino Unido encontraram uma mulher que tem um tipo de célula cone extra – a primeira tetracromata identificada até hoje. Os investigadores estão à procura de mais pessoas com esta particularidade.

Identificada apenas como cDa29, os cientistas identificaram esta tetracromata há quatro anos.

Segundo as estimativas, a paciente consegue ver 99 milhões de cores a mais que as outras pessoas, e provavelmente não é a única tetracromata do mundo.

A maioria dos seres humanos são tricromatas, o que significa que têm três tipos de células cone na retina.

Cada tipo de cone é capaz de distinguir cerca de 100 tonalidades, o que resulta em cada um de nós a ser capaz de perceber cerca de um milhão de cores diferentes.

Entre nós existem aqueles que são daltónicos, que têm apenas dois tipos de células cone funcionais, e que portanto conseguem ver apenas 10 mil tonalidades. Entre os mamíferos, incluindo cães e macacos do Novo Mundo, a maioria também é dicromata.

No entanto, o número de cores que a mulher com quatro tipos de células cone pode potencialmente distinguir chega a 100 milhões.

“Falsos” tetracromatas

A ideia de tetracromatas foi sugerida em 1948 pelo cientista holandês HL de Vries, que descobriu um facto interessante sobre os olhos de pessoas com daltonismo.

Segundo o investigador, os homens daltónicos possuem apenas dois cones normais e um cone mutante que é menos sensível à luz verde ou vermelha, mas as suas mães e filhas tinham um cone mutante e três cones normais.

Ou seja, as mulheres da família tinham quatro tipos de cones, apesar de somente três estarem a funcionar normalmente.

A descoberta não chamou muita atenção até o fim dos anos 1980, quando John Mollon, da Universidade Cambridge, resolveu procurar por mulheres que tinham quatro cones funcionais.

Pelas contas de Mollon, pelo menos 12% da população feminina deveria ser de tetracromatas, mas nos testes estas mulheres só conseguiam perceber a mesma quantidade de cores do resto dos humanos – ou seja, apenas três dos cones estavam a funcionar, e por isso não eram verdadeiras tetracromatas.

Encontrando a tetracromata

Em 2007 a neurocientista Gabriele Jordan, da Universidade Newcastle, UK, decidiu fazer um teste diferente para encontrar as tetracromatas.

Ela selecionou 25 mulheres que tinham um quarto tipo de cone, e colocou-as numa sala escura onde um dispositivo mostrava às mulheres três círculos de luz.

Para um tricromata comum, os círculos deveriam parecer iguais, mas pela hipótese de Jordan, uma verdadeira tetracromata seria capaz de notar a diferença.

Incrivelmente, uma das mulheres testadas, cDa29, foi capaz de diferenciar as cores nos círculos todas as vezes.

Tetracromatas, onde estão?

Se as filhas de homens daltónicos têm quatro cones, porque é que só agora encontramos uma verdadeira tetracromata?

Uma das respostas pode estar no facto de os cientistas estarem à procura apenas no Reino Unido. Outro problema maior é que a maioria dos verdadeiros tetracromatas nunca precisaram usar o seu quarto cone, e nunca perceberam que a sua visão era especial.

“A maioria das coisas que são coloridas são feitas por pessoas que tentam criar cores que funcionam para tricromatas” comentou Jai Neitz, investigador da visão da Universidade de Washington, não envolvido na pesquisa. “Talvez todo o mundo esteja afinado para o mundo dos tricromatas“, refere, sugerindo que as cores que usamos são tão limitadas que um eventual quarto cone nunca seria posto a trabalhar.

A pesquisa ainda não foi revista ou publicada, e Jordan continua a sua busca por mais tetracromatas. O trabalho ainda precisa ser replicado e verificado, mas espera-se que ajude os cientistas a desenvolver melhores sensores, e também a compreender como funciona a visão.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …

Varandas quer vender já em janeiro (e há três nomes em cima da mesa)

O Sporting deverá vender um jogador já no próximo mercado de transferências em janeiro. O dinheiro será destinado a renovações e a trazer um novo reforço para o ataque. Frederico Varandas continua a sua saga para …

Médicos, enfermeiros e professores lamentam recondução de ministros

Médicos, enfermeiros e professores lamentaram a recondução de ministros na pasta da Saúde, Educação e das Finanças, reagindo assim à constituição do novo Governo entregue em Belém pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa. O secretário-geral do …

"Batalha campal" assola a Catalunha: 40 mil pessoas nas ruas, 50 detidos e mais de 100 feridos

Pelo menos 51 pessoas foram detidas e 70 polícias ficaram feridos desde o início dos atos de violência que começaram na segunda-feira na região espanhola da Catalunha após a sentença que condenou políticos separatistas catalães …

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …