(dr) Paramount Pictures

Leonardo Di Caprio no filme “O Lobo de Wall Street””
Para quem não se contenta com o aviso no início ou no fim de um filme “baseados em factos reais”, o site analisa de forma detalhada várias películas para perceber quais são, na realidade, fieis à realidade.
Todos nós já saímos de uma sessão de cinema, depois de ver um “filme baseado em factos reais”, com a simples pergunta: será que isto aconteceu mesmo?
Para acabar com todas as nossas dúvidas, surgiu o site “Information is Beautiful” que analisou alguns filmes já bem conhecidos do público para testar a sua veracidade.
“The Big Short”, “Spotlight”, “Bridge of Spies”, “The Imitation Game”, “Dallas Buyers Club”, “The Wolf of Wall Street”, “Philomena”, “Rush”, “The Social Network” e “The King’s Speech” foram os contemplados.
A análise bastante detalhada foi feita às várias cenas dos filmes em questão, classificando-as depois numa das cinco categorias existentes: “verdade”, “um bocadinho verdade”, “um bocadinho falso”, “falso” e “desconhecido” (para quando não foi possível verificar a autenticidade da cena).
Para cada uma das barras correspondentes às películas, é também possível selecionar uma determinada cena e perceber quais as diferenças entre a realidade e a ficção.
Cada um dos filmes tem uma pontuação final (de 0% a 100%) mediante a quantidade de conteúdos que realmente se baseiam em factos verídicos.
E, uma vez que nem todas as pessoas são iguais, o site também disponibiliza três níveis de veracidade para se adequarem à pesquisa de cada um.
“Flexible – c’mon it’s movies!” (Flexível), “Can bear some dramatic license” (Disponível para ter alguma licença dramática) e “Only absolute truth” (Apenas a verdade absoluta).
De acordo com a análise, o filme “The Imitation Game” destaca-se como o filme menos verdadeiro (35,7%) e “The Big Short” como o mais fiel aos factos que retrata (88,4%).
ZAP / Hypescience