/

Há um site que analisa se os filmes “baseados em factos reais” são mesmo reais

(dr) Paramount Pictures

Leonardo Di Caprio no filme "O Lobo de Wall Street""

Leonardo Di Caprio no filme “O Lobo de Wall Street””

Para quem não se contenta com o aviso no início ou no fim de um filme “baseados em factos reais”, o site analisa de forma detalhada várias películas para perceber quais são, na realidade, fieis à realidade.

Todos nós já saímos de uma sessão de cinema, depois de ver um “filme baseado em factos reais”, com a simples pergunta: será que isto aconteceu mesmo?

Para acabar com todas as nossas dúvidas, surgiu o site “Information is Beautiful” que analisou alguns filmes já bem conhecidos do público para testar a sua veracidade.

“The Big Short”, “Spotlight”, “Bridge of Spies”, “The Imitation Game”, “Dallas Buyers Club”, “The Wolf of Wall Street”, “Philomena”, “Rush”, “The Social Network” e “The King’s Speech” foram os contemplados.

A análise bastante detalhada foi feita às várias cenas dos filmes em questão, classificando-as depois numa das cinco categorias existentes: “verdade”, “um bocadinho verdade”, “um bocadinho falso”, “falso” e “desconhecido” (para quando não foi possível verificar a autenticidade da cena).

Para cada uma das barras correspondentes às películas, é também possível selecionar uma determinada cena e perceber quais as diferenças entre a realidade e a ficção.

Cada um dos filmes tem uma pontuação final (de 0% a 100%) mediante a quantidade de conteúdos que realmente se baseiam em factos verídicos.

E, uma vez que nem todas as pessoas são iguais, o site também disponibiliza três níveis de veracidade para se adequarem à pesquisa de cada um.

“Flexible – c’mon it’s movies!” (Flexível), “Can bear some dramatic license” (Disponível para ter alguma licença dramática) e “Only absolute truth” (Apenas a verdade absoluta).

De acordo com a análise,  o filme “The Imitation Game” destaca-se como o filme menos verdadeiro (35,7%) e “The Big Short” como o mais fiel aos factos que retrata (88,4%).

ZAP / Hypescience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.