Há um ponto específico da Terra que está a arrefecer (e não a aquecer)

Em contra-ciclo com o resto da Terra, há um ponto específico no centro do Oceano Pacífico que está a arrefecer de ano para ano, segundo uma nova investigação.

Ao contrário do resto do planeta, que parece sentir os efeitos das mudanças climáticas e da emissão de gases de efeito de estufa, uma equipa de cientistas descobriu que há um ponto no Pacífico onde as temperaturas estão a descer, escreve o portal Mashable.

Um novo estudo que foi recentemente publicado na revista científica especializada Nature Climate Change explora as possíveis razões por detrás do estranho comportamento deste ponto, que tem sido mencionado como “buraco de aquecimento” ou “a bolha”.

Os cientistas concluíram que não há uma razão isolada para o fenómeno, mas antes várias.

Isto é, não há uma justificação para explicar o fenómeno por si só, sendo antes um conjunto de fatores responsável pelo comportamento. A equipa de cientistas destaca que as correntes oceânicas e as nuvens espessas que se reúnem sobre este ponto localizado no Pacífico têm um papel importante na sua temperatura.

Em contra-ciclo, o mesmo efeito de estufa que está a aquecer a maior parte da Terra está também, muito provavelmente, a causar fenómenos complexos que, consequentemente, fazem “a bolha” do Pacífico ficar mais fria.

“A mudança climática causada pelo Homem muda o circuito do sistema climático“, começou por explicar Kristopher Karnauskas, oceanógrafo da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, que não participou nesta investigação. “[A bolha fria do Pacífico] é uma manifestação interessante do perigo que estamos a criar”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Empresa de vestuário Dielmar sucumbiu à covid-19 e pediu insolvência

A empresa de vestuário Dielmar, com sede em Alcains, Castelo Branco, e cerca de 300 trabalhadores, pediu a insolvência ao fim de 56 anos de atividade, uma decisão que a administração atribui aos efeitos da …

Viajantes de UE e EUA vacinados isentos de quarentena em Inglaterra

Os viajantes oriundos da União Europeia e dos Estados Unidos com vacinação completa contra a covid-19 deixaram esta segunda-feira de ter de cumprir quarentena ao entrar em Inglaterra, Escócia e País de Gales. A medida entrou …

Israel ameaça "enviar uma mensagem" ao Irão após ataque contra petroleiro

O Governo de Israel ameaçou "enviar uma mensagem ao Irão" em resposta ao ataque contra um petroleiro de uma empresa israelita, na quinta-feira, na costa de Omã, no qual morreram um segurança britânico e um …

Primazia masculina nas autárquicas. Partidos cumprem lei da paridade "porque são obrigados"

O estudo "Eleitos locais em Portugal: os perfis e a questão de género", do CIES, ISCTE-IUL, analisou a questão de género nas eleições autárquicas de 1974 a 2017. O Diário de Notícias, que cita o estudo …

UE aplica sanções contra primeira-dama do Nicarágua

A União Europeia (UE) aplicou sanções esta segunda-feira à primeira-dama e vice-Presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, e a sete outras autoridades por violações dos direitos humanos e por minarem a democracia, durante uma ofensiva contra …

Exames nacionais. Média da maioria das provas desce (e Matemática cai quase 3 valores)

As médias nos exames nacionais desceram a 20 disciplinas, num ano em que o grau de dificuldade das provas aumentou ligeiramente. Português manteve-se igual — média de 12 valores — e só Física e Química …

Presidente tunisino denuncia migração ilegal de jovens e justifica detenção de deputados

O Presidente da Tunísia disse, este domingo, que muitos jovens desesperados são pagos para abandonar ilegalmente o país em direção à Europa, num dia em que foram reveladas detenções de deputados críticos após o golpe …

Número de nascimentos no primeiro semestre de 2021 foi o mais baixo de há mais de 30 anos

Cerca de 37.700 bebés nasceram em Portugal no primeiro semestre, uma redução de mais de 4.400 relativamente ao período homólogo e que representa o valor mais baixo nos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto …

Mais 9 mortes e 1.190 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou esta segunda-feira 1.190 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal regista esta segunda-feira nove mortes atribuídas à covid-19, 1.190 novos casos …

Jerónimo de Sousa insiste na valorização salarial como “compromisso do PCP”

O secretário-geral do PCP insistiu hoje na necessidade de aumento dos salários e na valorização de carreiras e profissões, “compromisso do PCP”, afirmando que a pandemia da covid-19 é utilizada como “pretexto” para abusos laborais. “O …