/

Há um ponto específico da Terra que está a arrefecer (e não a aquecer)

1

Em contra-ciclo com o resto da Terra, há um ponto específico no centro do Oceano Pacífico que está a arrefecer de ano para ano, segundo uma nova investigação.

Ao contrário do resto do planeta, que parece sentir os efeitos das mudanças climáticas e da emissão de gases de efeito de estufa, uma equipa de cientistas descobriu que há um ponto no Pacífico onde as temperaturas estão a descer, escreve o portal Mashable.

Um novo estudo que foi recentemente publicado na revista científica especializada Nature Climate Change explora as possíveis razões por detrás do estranho comportamento deste ponto, que tem sido mencionado como “buraco de aquecimento” ou “a bolha”.

Os cientistas concluíram que não há uma razão isolada para o fenómeno, mas antes várias.

Isto é, não há uma justificação para explicar o fenómeno por si só, sendo antes um conjunto de fatores responsável pelo comportamento. A equipa de cientistas destaca que as correntes oceânicas e as nuvens espessas que se reúnem sobre este ponto localizado no Pacífico têm um papel importante na sua temperatura.

Em contra-ciclo, o mesmo efeito de estufa que está a aquecer a maior parte da Terra está também, muito provavelmente, a causar fenómenos complexos que, consequentemente, fazem “a bolha” do Pacífico ficar mais fria.

“A mudança climática causada pelo Homem muda o circuito do sistema climático“, começou por explicar Kristopher Karnauskas, oceanógrafo da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, que não participou nesta investigação. “[A bolha fria do Pacífico] é uma manifestação interessante do perigo que estamos a criar”.

ZAP //

 

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.