Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos.

Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa do que pensávamos. Não existe uma forma “típica” da doença de Alzheimer, uma vez que a condição pode manifestar-se de pelo menos quatro maneiras diferentes, dizem os investigadores.

Cada um destes quatro tipos de Alzheimer ataca diferentes regiões do cérebro, sugerem ainda os autores do estudo publicado na revista científica Nature Medicine.

A proteína tau é considera a culpada do aparecimento e desenvolvimento da doença, embora ainda não haja certezas em relação à sua causa. Alguns especialistas sugerem que a agregação e disseminação desta proteína poderá ser apenas uma das suas consequências.

De qualquer forma, a disseminação de tau pode ser usada para identificar esta doença, que é a forma mais comum de demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos.

A equipa de investigadores analisou os dados de Tomografias por Emissão de Positrões (PET) de 1.143 pessoas para ver onde no cérebro as proteínas tau estavam a acumular-se.

A PET é uma técnica de imagiologia médica recente que utiliza moléculas que incluem um componente radioativo. Quando administradas no corpo humano, estas moléculas permitem detetar e localizar reações bioquímicas associadas a determinadas doenças.

De acordo com o Big Think, um algoritmo foi aplicado a estes dados, sendo capaz de categorizar os padrões nas imagens. Isto pode significar que existem quatro subtipos de Alzheimer, cada um com diferentes áreas afetadas do cérebro, sintomas e prognósticos.

Jacob Vogel

Os quatro tipos diferentes de Alzheimer.

No primeiro tipo, a proteína tau espalha-se no lobo temporal, afetando a memória. Este tipo foi observado em 33% dos casos de Alzheimer, sendo o mais comum.

O tipo dois é o inverso do tipo um. A proteína tau espalha-se principalmente no córtex cerebral. Os pacientes têm menos problemas de memória, mas mais dificuldades para planear e executar ações. Este tipo manifestou-se em 18% dos casos.

O tipo três tem como alvo o córtex visual, a parte do cérebro que processa as informações visuais. Nesta forma de Alzheimer, os pacientes têm dificuldade particular com orientação, movimento e processamento de informações sensoriais. Este tipo ocorreu em 30% dos casos.

Por fim, no quarto tipo, a proteína espalha-se no hemisfério esquerdo do cérebro e parece afetar principalmente a linguagem. Manifestou-se nos 19% restantes casos.

A confirmar-se, um diagnóstico mais preciso de Alzheimer pode ajudar a fornecer tratamento especializado para futuros pacientes.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal inicia esta semana "fase de testes" do certificado digital covid-19

O primeiro-ministro anunciou, esta terça-feira, em Bruxelas, que Portugal vai iniciar, ainda esta semana, a "fase de testes" do certificado digital covid-19 da União Europeia (UE), com vista à sua plena operacionalização a 1 de …

"Hitler estava certo." BBC investiga jornalista que comparou Israel à Alemanha Nazi

A BBC está a investigar a atividade de uma das suas jornalistas nas redes sociais, que comparou Israel à Alemanha Nazi. A BBC, emissora de rádio e televisão pública do Reino Unido, está a investigar várias …

Vice do Mali depõe Presidente e garante eleições em 2022

O vice-Presidente de transição no Mali anunciou, esta terça-feira, ter demitido o seu superior, o Presidente Bah Ndaw, bem como o primeiro-ministro Moctar Ouané, e garantiu a realização de eleições em 2022. A notícia surgiu …

Espanha procura jihadistas sírios que entraram em Ceuta

Os serviços de informações espanhóis estão à procura de um grupo de radicais, recentemente regressados da Síria, que entraram em Ceuta, informaram as autoridades, que estão mesmo a trabalhar com Marrocos. Segundo avançou esta terça-feira o …

Buscas em Lisboa e Setúbal por suspeitas de fraude fiscal de 25 milhões de euros

Estão a decorrer buscas, esta terça-feira, em casas, escritórios de advogados e cofres bancários nos distritos de Lisboa e Setúbal por suspeitas de fraude fiscal de 25 milhões de euros. A SIC Notícias avança, esta terça-feira, …

Milhões de vacinas podem ser desperdiçadas em Hong Kong. Tudo devido à desconfiança

A campanha de vacinação está longe do sucesso esperado, devido à desconfiança do governo local. Milhões de doses da Pfizer-BioNTech poderão ser desperdiçadas. Um especialista de Hong Kong alertou que a desconfiança da população em relação …

Líder da IL critica Rui Rio por se aliar ao PS e por fazer "discurso do PCP"

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, criticou o líder do PSD, Rui Rio, por se aliar ao PS em questões como o fim dos debates quinzenais e por fazer o "discurso …

Professor que ajudou Sócrates na tese terá de pagar quase 10 mil euros para não ir a julgamento

O tribunal mandou para julgamento, esta terça-feira, o professor Domingos Farinho, acusado de burla, abuso de poder e falsificação de documentos, mas suspendeu provisoriamente o processo mediante o pagamento de cerca de 10 mil euros …

Ministro da Saúde checo demite-se. É o quarto desde o início da pandemia

O ministro da Saúde da República Checa apresentou a demissão, esta terça-feira. É o quarto governante responsável pela pasta da Saúde no país a fazê-lo, desde o início da pandemia da covid-19. De acordo com a …

Empresários portugueses criam associação para que o país cresça acima da Europa

São 42 empresas que até agora estão envolvidas na criação de uma nova associação que procura impulsionar o crescimento da economia portuguesa. Mais de 40 das principais empresas com atividade em Portugal estão a criar uma …