Há quatro anos, Ronaldo saiu em lágrimas e Paris foi surpreendida pelo “patinho feio”

Georgi Licovski / EPA

Eder, o “patinho feio” da selecção, marcou o golo que fez a história da final do Euro 2016

Foi precisamente há quatro anos que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol. Na final da competição, a Seleção derrotou a anfitriã França, por 1-0.

Portugal começou o Euro 2016 com o pé esquerdo. Num grupo com Hungria, Islândia e Áustria, os portugueses sentiram que a qualificação para a próxima fase seria algo perfeitamente alcançável. No entanto, Portugal acabou por empatar todos os jogos da fase de grupos.

“Já avisei a minha família que só vou dia 11 de julho para Portugal. Vou ficar cá muito tempo tempo… Só vou dia 11 para Portugal. E vou chegar lá e vou ser recebido em festa”, disse Fernando Santos após os dois primeiros jogos.

Graças a um novo sistema de qualificação, a Seleção portuguesa foi uma das melhores terceiras qualificadas e seguiu para os oitavos de final.

Frente à Croácia, a dificuldade aumentava de parada, mas, mais uma vez, o empate imperou no fim dos 90 minutos de jogo. Já no fim do prolongamento, Ricardo Quaresma decidiu a partida com um golo aos 117 minutos.

“Não achei aborrecido. Aborrecido foi para os croatas, que foram para casa”, disse Fernando Santos. “Quando for preciso vai ser assim, não brinco. Eu quero é ganhar. Claro que quero que a minha equipa jogue bem, mas à maluca não. À bola já não jogamos mais”.

As mesmas dificuldades voltaram a sentir-se frente à Polónia, nos quartos de final, em que Portugal voltou a empatar e teve de recorrer às grandes penalidades para decidir a eliminatória.

A única vitória portuguesa no fim dos 90 minutos aconteceu nas meias finais, frente ao País de Gales. Cristiano Ronaldo e Nani marcaram dois golos praticamente seguidos na segunda parte e selaram, assim, a presença na final de um Campeonato Europeu, 12 anos depois.

Dia 10 de julho de 2016, uma data que ninguém esquece, Portugal defrontava os anfitriões no Stade de France. A França entrava na partida como favorita à conquista e, a meio da primeira parte, as esperanças portuguesas mirraram com a lesão prematura de Cristiano Ronaldo. Uma entrada dura de Payet obrigou o capitão da Seleção das Quinas a sair do campo em lágrimas.

Rui Patrício ia brilhando entre os postes e Portugal foi-se aguentando durante o tempo regulamentar. No prolongamento, decorria o minuto 109, quando Éder fez estremecer uma nação inteira. O “patinho feio”, cuja convocatória foi várias vezes questionada, decidiu a partida com um remate letal fora da grande área. Lloris bem se esticou, mas nada travou o esférico.

“O patinho feio tornou-se bonito”, disse Fernando Santos depois do jogo. “Fomos simples como pombas, prudentes como serpentes”, acrescentou o ‘engenheiro’.

Agora, quatro anos depois, o selecionador português recorda a conquista e faz perspetivas para o futuro.

“Quando o árbitro apitou para acabar o jogo. A necessidade de abraçar a minha família, o que, de alguma forma, era abraçar Portugal”, disse Fernando Santos, citado pelo jornal desportivo A BOLA.

“Quando entrares no próximo Europeu vais defender um título que é teu, algo que nunca aconteceu. Aumentou os níveis de confiança, pois sentes que é possível fazer”, acrescentou, dizendo ainda que é possível repetir o feito de 2016: “É preciso trabalhar muito, ser organizado, ter muita qualidade e ser um grupo coeso”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …