Há quatro anos, Ronaldo saiu em lágrimas e Paris foi surpreendida pelo “patinho feio”

Georgi Licovski / EPA

Eder, o “patinho feio” da selecção, marcou o golo que fez a história da final do Euro 2016

Foi precisamente há quatro anos que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol. Na final da competição, a Seleção derrotou a anfitriã França, por 1-0.

Portugal começou o Euro 2016 com o pé esquerdo. Num grupo com Hungria, Islândia e Áustria, os portugueses sentiram que a qualificação para a próxima fase seria algo perfeitamente alcançável. No entanto, Portugal acabou por empatar todos os jogos da fase de grupos.

“Já avisei a minha família que só vou dia 11 de julho para Portugal. Vou ficar cá muito tempo tempo… Só vou dia 11 para Portugal. E vou chegar lá e vou ser recebido em festa”, disse Fernando Santos após os dois primeiros jogos.

Graças a um novo sistema de qualificação, a Seleção portuguesa foi uma das melhores terceiras qualificadas e seguiu para os oitavos de final.

Frente à Croácia, a dificuldade aumentava de parada, mas, mais uma vez, o empate imperou no fim dos 90 minutos de jogo. Já no fim do prolongamento, Ricardo Quaresma decidiu a partida com um golo aos 117 minutos.

“Não achei aborrecido. Aborrecido foi para os croatas, que foram para casa”, disse Fernando Santos. “Quando for preciso vai ser assim, não brinco. Eu quero é ganhar. Claro que quero que a minha equipa jogue bem, mas à maluca não. À bola já não jogamos mais”.

As mesmas dificuldades voltaram a sentir-se frente à Polónia, nos quartos de final, em que Portugal voltou a empatar e teve de recorrer às grandes penalidades para decidir a eliminatória.

A única vitória portuguesa no fim dos 90 minutos aconteceu nas meias finais, frente ao País de Gales. Cristiano Ronaldo e Nani marcaram dois golos praticamente seguidos na segunda parte e selaram, assim, a presença na final de um Campeonato Europeu, 12 anos depois.

Dia 10 de julho de 2016, uma data que ninguém esquece, Portugal defrontava os anfitriões no Stade de France. A França entrava na partida como favorita à conquista e, a meio da primeira parte, as esperanças portuguesas mirraram com a lesão prematura de Cristiano Ronaldo. Uma entrada dura de Payet obrigou o capitão da Seleção das Quinas a sair do campo em lágrimas.

Rui Patrício ia brilhando entre os postes e Portugal foi-se aguentando durante o tempo regulamentar. No prolongamento, decorria o minuto 109, quando Éder fez estremecer uma nação inteira. O “patinho feio”, cuja convocatória foi várias vezes questionada, decidiu a partida com um remate letal fora da grande área. Lloris bem se esticou, mas nada travou o esférico.

“O patinho feio tornou-se bonito”, disse Fernando Santos depois do jogo. “Fomos simples como pombas, prudentes como serpentes”, acrescentou o ‘engenheiro’.

Agora, quatro anos depois, o selecionador português recorda a conquista e faz perspetivas para o futuro.

“Quando o árbitro apitou para acabar o jogo. A necessidade de abraçar a minha família, o que, de alguma forma, era abraçar Portugal”, disse Fernando Santos, citado pelo jornal desportivo A BOLA.

“Quando entrares no próximo Europeu vais defender um título que é teu, algo que nunca aconteceu. Aumentou os níveis de confiança, pois sentes que é possível fazer”, acrescentou, dizendo ainda que é possível repetir o feito de 2016: “É preciso trabalhar muito, ser organizado, ter muita qualidade e ser um grupo coeso”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …