Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Centro de Voo Espacial Goddard da NASA/Chris Smith

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta.

Detetado pela primeira vez pelo “caçador” de planetas Kepler (NASA), a existência deste planeta (G 9-40b), que é uma “super-Terra, acaba de ser confirmada por uma equipa de astrónomos da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

O exoplaneta é pelo menos duas vezes maior do que a Terra e pode até ser tão grande quanto Neptuno, tal como frisa o portal Futurism.

Apesar das suas generosas dimensões, este exoplaneta dificilmente será habitável, uma vez que a sua superfície regista temperaturas de mais de 3.100 graus Celsius, valor extremamente alto mas, ainda assim, mais baixo do que os registados no Sol.

A sua curta distância à Terra – de apenas 90 anos-luz – significa que este mundo está “entre os 20 sistemas planetários em trânsito mais próximos até agora conhecidos e, atualmente, é o segundo planeta em trânsito mais próximo até agora descoberto pela missão K2 [do telescópio Kepler]”, disse o astrónomo Gudmundur Stefansson, que participou na descoberta do G 9-40b.

Os astrónomos acreditam que este exoplaneta é um ótimo candidato para um olhar mais atento do Telescópio Espacial James Webb da NASA, que será lançado em março de 2021.

Stefansson e a sua equipa publicaram recentemente os detalhes da sua investigação na revista científica especializada The Astronomical Journal.

  ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Tão perto, tão perto que a 50.000 km/h, que daria para dar a volta à Terra em 48 min ou chegar à Lua em 7h e é a velocidade do veículo espacial mais rápido construído pela humanidade até hoje, levaria só uns meros 1.710.000 anos… Coisa pouca como se vê… Pertissimo!!

    • Evidentemente que comparado com as distâncias na terra está longe, mas é perto em questões do Universo é ao virar da esquina, a galáxia que se observou mais longe está a 13 biliões de anos luz de distância, só a nossa galáxia tem 170.000 anos luz da largura. Portanto realmente está perto

  2. Fiquei surpreendido com a notícia e acabo agora de abrir a janela e vejo de facto como afinal está tão próximo, curioso que até vi uma moça lindíssima a passar em biquíni a dar-me um sorriso maravilhoso, deveria ir a caminho da praia!

RESPONDER

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …