Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

6

Centro de Voo Espacial Goddard da NASA/Chris Smith

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta.

Detetado pela primeira vez pelo “caçador” de planetas Kepler (NASA), a existência deste planeta (G 9-40b), que é uma “super-Terra, acaba de ser confirmada por uma equipa de astrónomos da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

O exoplaneta é pelo menos duas vezes maior do que a Terra e pode até ser tão grande quanto Neptuno, tal como frisa o portal Futurism.

Apesar das suas generosas dimensões, este exoplaneta dificilmente será habitável, uma vez que a sua superfície regista temperaturas de mais de 3.100 graus Celsius, valor extremamente alto mas, ainda assim, mais baixo do que os registados no Sol.

A sua curta distância à Terra – de apenas 90 anos-luz – significa que este mundo está “entre os 20 sistemas planetários em trânsito mais próximos até agora conhecidos e, atualmente, é o segundo planeta em trânsito mais próximo até agora descoberto pela missão K2 [do telescópio Kepler]”, disse o astrónomo Gudmundur Stefansson, que participou na descoberta do G 9-40b.

Os astrónomos acreditam que este exoplaneta é um ótimo candidato para um olhar mais atento do Telescópio Espacial James Webb da NASA, que será lançado em março de 2021.

Stefansson e a sua equipa publicaram recentemente os detalhes da sua investigação na revista científica especializada The Astronomical Journal.

1. Tão perto, tão perto que a 50.000 km/h, que daria para dar a volta à Terra em 48 min ou chegar à Lua em 7h e é a velocidade do veículo espacial mais rápido construído pela humanidade até hoje, levaria só uns meros 1.710.000 anos… Coisa pouca como se vê… Pertissimo!!

• Evidentemente que comparado com as distâncias na terra está longe, mas é perto em questões do Universo é ao virar da esquina, a galáxia que se observou mais longe está a 13 biliões de anos luz de distância, só a nossa galáxia tem 170.000 anos luz da largura. Portanto realmente está perto

2. Fiquei surpreendido com a notícia e acabo agora de abrir a janela e vejo de facto como afinal está tão próximo, curioso que até vi uma moça lindíssima a passar em biquíni a dar-me um sorriso maravilhoso, deveria ir a caminho da praia!