Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto.

O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza se tornem negras, mostraram, é um alelo, ou uma forma variante de um gene específico, chamado MC1R∆24. Mas esse alelo não parece vir de esquilos cinzentos. Em vez disso, o alelo esquilo cinzento MC1R∆24 é “idêntico” ao alelo MC1R∆24 encontrado noutra espécie, esquilos de raposa (Sciurus niger) – uma das duas mutações que ocasionalmente causam grandes esquilos-raposa, geralmente avermelhados, a ficarem pretos .

Num artigo publicado em julho na revista BMC Evolutionary Biology, os investigadores mostraram que o alelo que muda de cor provavelmente originou-se em esquilos-raposa e passou para esquilos cinzentos através de cruzamentos.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas examinaram as três maneiras possíveis pelas quais a variante genética poderia ter aparecido em ambas as espécies. “Primeiro, o alelo poderia ter surgido no ancestral comum de ambas as espécies e foi retido pela seleção equilibrada”, escreveram.

Como a coloração preta oferece algumas vantagens aos esquilos (por exemplo, ajuda-os a ficarem quentes no inverno), é possível que o gene seja antigo e tenha ficado preso quando as duas espécies divergiram. No entanto, ao longo de milénios de evolução, o grupo de alelos (chamados haplótipos) que incluía essa variante do gene “pêlo negro” provavelmente teria deixado de ser idêntico nas duas espécies, se fosse o caso.

“Segundo, a mutação poderia ter surgido independentemente em ambas as espécies, mas isso também é improvável, já que os haplótipos são idênticos”, escreveram. “Portanto, a explicação mais provável é que o alelo MC1R∆24 surgiu numa espécie e subsequentemente introgrediu para as outras espécies.”

Os investigadores concluíram que o gene começou em esquilos-raposa e passou para esquilos cinzentos porque se assemelha mais a outros genes comuns em esquilos-raposa. Os cientistas acrescentaram, contudo, que não podem descartar a teoria de que o alelo começou em esquilos cinzentos e foi movido na direção oposta.

Seja qual for o caso, o pêlo negra continua a ser algo raro para os esquilos na América do Norte, ocorrendo a taxas inferiores a 1% nas duas espécies. Por outro lado, de acordo com um comunicado, estes animais já chegaram ao Reino Unido – provavelmente através de esquilos negros dos Estados Unidos que escaparam de jardins zoológicos privados no Reino Unido.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …