Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto.

O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza se tornem negras, mostraram, é um alelo, ou uma forma variante de um gene específico, chamado MC1R∆24. Mas esse alelo não parece vir de esquilos cinzentos. Em vez disso, o alelo esquilo cinzento MC1R∆24 é “idêntico” ao alelo MC1R∆24 encontrado noutra espécie, esquilos de raposa (Sciurus niger) – uma das duas mutações que ocasionalmente causam grandes esquilos-raposa, geralmente avermelhados, a ficarem pretos .

Num artigo publicado em julho na revista BMC Evolutionary Biology, os investigadores mostraram que o alelo que muda de cor provavelmente originou-se em esquilos-raposa e passou para esquilos cinzentos através de cruzamentos.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas examinaram as três maneiras possíveis pelas quais a variante genética poderia ter aparecido em ambas as espécies. “Primeiro, o alelo poderia ter surgido no ancestral comum de ambas as espécies e foi retido pela seleção equilibrada”, escreveram.

Como a coloração preta oferece algumas vantagens aos esquilos (por exemplo, ajuda-os a ficarem quentes no inverno), é possível que o gene seja antigo e tenha ficado preso quando as duas espécies divergiram. No entanto, ao longo de milénios de evolução, o grupo de alelos (chamados haplótipos) que incluía essa variante do gene “pêlo negro” provavelmente teria deixado de ser idêntico nas duas espécies, se fosse o caso.

“Segundo, a mutação poderia ter surgido independentemente em ambas as espécies, mas isso também é improvável, já que os haplótipos são idênticos”, escreveram. “Portanto, a explicação mais provável é que o alelo MC1R∆24 surgiu numa espécie e subsequentemente introgrediu para as outras espécies.”

Os investigadores concluíram que o gene começou em esquilos-raposa e passou para esquilos cinzentos porque se assemelha mais a outros genes comuns em esquilos-raposa. Os cientistas acrescentaram, contudo, que não podem descartar a teoria de que o alelo começou em esquilos cinzentos e foi movido na direção oposta.

Seja qual for o caso, o pêlo negra continua a ser algo raro para os esquilos na América do Norte, ocorrendo a taxas inferiores a 1% nas duas espécies. Por outro lado, de acordo com um comunicado, estes animais já chegaram ao Reino Unido – provavelmente através de esquilos negros dos Estados Unidos que escaparam de jardins zoológicos privados no Reino Unido.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …

Fauci fala de "sentimento libertador" após saída de Trump da Casa Branca

O infeciologista Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, admitiu um sentimento "libertador" após a saída da administração de Donald Trump e afirmou que poderá agora falar sobre …

Parlamento Europeu pede lei que reconheça como "fundamental" direito a desligar

O Parlamento Europeu (PE) pediu na quinta-feira à Comissão Europeia que proponha uma lei que reconheça o "direito a desligar" como sendo "fundamental", permitindo assim que "quem trabalhe por meios digitais desligue os aparelhos fora …

Portugal entra na lista da Alemanha de países de "alta incidência"

A Alemanha incluiu Portugal no grupo de mais de 20 países e territórios considerados de “alta incidência” da pandemia de covid-19. Neste grupo, além de Portugal, estão Albânia, Andorra, Bolívia, Bósnia, Egito, Espanha, Emirados Árabes Unidos, …

Hungria compra vacina russa apesar de não estar autorizada na UE

O Governo húngaro anunciou esta sexta-feira que chegou a acordo para comprar "grandes quantidades" da vacina russa contra a covid-19 Sputnik V, embora esta ainda não tenha sido autorizada pelas autoridades de saúde europeias. O ministro …