Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto.

O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza se tornem negras, mostraram, é um alelo, ou uma forma variante de um gene específico, chamado MC1R∆24. Mas esse alelo não parece vir de esquilos cinzentos. Em vez disso, o alelo esquilo cinzento MC1R∆24 é “idêntico” ao alelo MC1R∆24 encontrado noutra espécie, esquilos de raposa (Sciurus niger) – uma das duas mutações que ocasionalmente causam grandes esquilos-raposa, geralmente avermelhados, a ficarem pretos .

Num artigo publicado em julho na revista BMC Evolutionary Biology, os investigadores mostraram que o alelo que muda de cor provavelmente originou-se em esquilos-raposa e passou para esquilos cinzentos através de cruzamentos.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas examinaram as três maneiras possíveis pelas quais a variante genética poderia ter aparecido em ambas as espécies. “Primeiro, o alelo poderia ter surgido no ancestral comum de ambas as espécies e foi retido pela seleção equilibrada”, escreveram.

Como a coloração preta oferece algumas vantagens aos esquilos (por exemplo, ajuda-os a ficarem quentes no inverno), é possível que o gene seja antigo e tenha ficado preso quando as duas espécies divergiram. No entanto, ao longo de milénios de evolução, o grupo de alelos (chamados haplótipos) que incluía essa variante do gene “pêlo negro” provavelmente teria deixado de ser idêntico nas duas espécies, se fosse o caso.

“Segundo, a mutação poderia ter surgido independentemente em ambas as espécies, mas isso também é improvável, já que os haplótipos são idênticos”, escreveram. “Portanto, a explicação mais provável é que o alelo MC1R∆24 surgiu numa espécie e subsequentemente introgrediu para as outras espécies.”

Os investigadores concluíram que o gene começou em esquilos-raposa e passou para esquilos cinzentos porque se assemelha mais a outros genes comuns em esquilos-raposa. Os cientistas acrescentaram, contudo, que não podem descartar a teoria de que o alelo começou em esquilos cinzentos e foi movido na direção oposta.

Seja qual for o caso, o pêlo negra continua a ser algo raro para os esquilos na América do Norte, ocorrendo a taxas inferiores a 1% nas duas espécies. Por outro lado, de acordo com um comunicado, estes animais já chegaram ao Reino Unido – provavelmente através de esquilos negros dos Estados Unidos que escaparam de jardins zoológicos privados no Reino Unido.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …

Taiwan acusa China de querer fazer da ilha o "próximo Hong Kong"

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, disse que há pressão da China sobre a ilha para aceitar condições políticas que farão de Taiwan o próximo Hong Kong. A Presidente de Taiwan recebeu esta …