Há 18 mil gestores na lista negra do Fisco por dívidas das empresas

B!T

-

A lista de devedores ao Fisco integra um total de 37.042 nomes, sendo metade desses administradores e gerentes de empresas.

Entre empresas e particulares, há um total de 37.042 nomes na lista negra de devedores ao Fisco, sendo que os administradores e gerentes de empresas representam 68,4% desses contribuintes individuais, revela o Diário de Notícias esta terça-feira.

Ao todo, são 18.260 sócios de empresas que integram essa lista e que estão cada vez mais a ser chamados para responder pelas dívidas fiscais que possuem.

Em causa estão, sobretudo, situações de sociedades que não possuem património passível de ser penhorado e que possa pagar dívidas fiscais, coimas e juros acumulados. No mesmo campo, há também casos de sociedades fictícias criadas apenas para encobrir esquemas de evasão fiscal.

Segundo os dados recolhidos pelo DN, nota-se um agravamento entre o ano passado e o início de 2016. A lista continha 23.566 contribuintes individuais no final de 2015, enquanto que no início deste ano já vai em 26.679 casos.

Para que o nome dos devedores seja divulgado no Portal das Finanças, é necessário ter uma dívida ao Fisco de, pelo menos, 7500 euros.

O total de 37.042 nomes nessa lista protagoniza uma dívida de 3,79 mil milhões de euros, sendo que 2,44 mil milhões desse valor referem-se exclusivamente a particulares.

No caso das empresas, há atualmente treze que devem mais de cinco milhões de euros, entre elas o Boavista Futebol Clube, duas empresas do ramo das sucatas e ainda outras ligadas aos setores da informática e do comércio de metais.

De acordo com o Ministério das Finanças, a lista de devedores permitiu recuperar, entre 2014 e 2015, cerca de 500 milhões de euros de dívidas fiscais.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E é esta seita de ladrões que anda para aí a manipular otários para dizerem mal dos funcionários públicos a quem os impostos são retirados na fonte.

RESPONDER

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …