Há 18 mil gestores na lista negra do Fisco por dívidas das empresas

1

B!T

-

A lista de devedores ao Fisco integra um total de 37.042 nomes, sendo metade desses administradores e gerentes de empresas.

Entre empresas e particulares, há um total de 37.042 nomes na lista negra de devedores ao Fisco, sendo que os administradores e gerentes de empresas representam 68,4% desses contribuintes individuais, revela o Diário de Notícias esta terça-feira.

Ao todo, são 18.260 sócios de empresas que integram essa lista e que estão cada vez mais a ser chamados para responder pelas dívidas fiscais que possuem.

Em causa estão, sobretudo, situações de sociedades que não possuem património passível de ser penhorado e que possa pagar dívidas fiscais, coimas e juros acumulados. No mesmo campo, há também casos de sociedades fictícias criadas apenas para encobrir esquemas de evasão fiscal.

Segundo os dados recolhidos pelo DN, nota-se um agravamento entre o ano passado e o início de 2016. A lista continha 23.566 contribuintes individuais no final de 2015, enquanto que no início deste ano já vai em 26.679 casos.

Para que o nome dos devedores seja divulgado no Portal das Finanças, é necessário ter uma dívida ao Fisco de, pelo menos, 7500 euros.

O total de 37.042 nomes nessa lista protagoniza uma dívida de 3,79 mil milhões de euros, sendo que 2,44 mil milhões desse valor referem-se exclusivamente a particulares.

No caso das empresas, há atualmente treze que devem mais de cinco milhões de euros, entre elas o Boavista Futebol Clube, duas empresas do ramo das sucatas e ainda outras ligadas aos setores da informática e do comércio de metais.

De acordo com o Ministério das Finanças, a lista de devedores permitiu recuperar, entre 2014 e 2015, cerca de 500 milhões de euros de dívidas fiscais.

ZAP

1 Comment

  1. E é esta seita de ladrões que anda para aí a manipular otários para dizerem mal dos funcionários públicos a quem os impostos são retirados na fonte.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.