Há 18 mil gestores na lista negra do Fisco por dívidas das empresas

B!T

-

A lista de devedores ao Fisco integra um total de 37.042 nomes, sendo metade desses administradores e gerentes de empresas.

Entre empresas e particulares, há um total de 37.042 nomes na lista negra de devedores ao Fisco, sendo que os administradores e gerentes de empresas representam 68,4% desses contribuintes individuais, revela o Diário de Notícias esta terça-feira.

Ao todo, são 18.260 sócios de empresas que integram essa lista e que estão cada vez mais a ser chamados para responder pelas dívidas fiscais que possuem.

Em causa estão, sobretudo, situações de sociedades que não possuem património passível de ser penhorado e que possa pagar dívidas fiscais, coimas e juros acumulados. No mesmo campo, há também casos de sociedades fictícias criadas apenas para encobrir esquemas de evasão fiscal.

Segundo os dados recolhidos pelo DN, nota-se um agravamento entre o ano passado e o início de 2016. A lista continha 23.566 contribuintes individuais no final de 2015, enquanto que no início deste ano já vai em 26.679 casos.

Para que o nome dos devedores seja divulgado no Portal das Finanças, é necessário ter uma dívida ao Fisco de, pelo menos, 7500 euros.

O total de 37.042 nomes nessa lista protagoniza uma dívida de 3,79 mil milhões de euros, sendo que 2,44 mil milhões desse valor referem-se exclusivamente a particulares.

No caso das empresas, há atualmente treze que devem mais de cinco milhões de euros, entre elas o Boavista Futebol Clube, duas empresas do ramo das sucatas e ainda outras ligadas aos setores da informática e do comércio de metais.

De acordo com o Ministério das Finanças, a lista de devedores permitiu recuperar, entre 2014 e 2015, cerca de 500 milhões de euros de dívidas fiscais.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E é esta seita de ladrões que anda para aí a manipular otários para dizerem mal dos funcionários públicos a quem os impostos são retirados na fonte.

RESPONDER

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …