Guterres rejeita voltar à política nacional

European Parliament / Flickr

Ex-primeiro-ministro, ex-líder do PS, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres

António Guterres já terminou o mandato como alto comissário do ACNUR mas garante que a vida política nacional não está, de todo, nos planos.

O ditado de “ano novo, vida nova” não é exceção na vida de António Guterres, principalmente agora que o antigo primeiro-ministro deixou o seu cargo como alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Com o fim de um cargo que ocupou durante dez anos, Guterres volta agora à dita “vida normal”, tendo já excluído a hipótese de regressar à vida política ativa nacional, tal como avança a agência Lusa, citada pelo DN.

“Não vou voltar à vida política ativa nacional”, afirmou António Guterres, depois de questionado pelos jornalistas sobre o que o futuro lhe reserva.

“Vou, naturalmente, calmamente, refletir sobre a melhor maneira de aproveitar as experiências que tenho e as capacidades que tenho para fazer alguma coisa de útil“, acrescentou.

Mais uma vez abordada a hipótese de uma eventual candidatura a secretário-geral da ONU, Guterres voltou a afastar-se e não quis responder a perguntas que fossem nesse sentido.

O ex-primeiro-ministro socialista foi eleito para liderar o ACNUR em 2005, sendo reeleito em 2010. No início deste ano, a Assembleia-Geral decidiu prolongar, excecionalmente, o seu mandato até 31 de dezembro.

Ainda no final deste ano, foram vários os países que pediram ao atual secretário-geral das Nações Unidas para alargar o mandato de Guterres por mais um ano devido ao agravamento da crise dos refugiados.

A proposta foi rejeitada por Ban Ki-Moon, não se sabendo na altura os motivos que o levaram a essa decisão. Fontes ligadas ao ACNUR disseram que o secretário-geral quis resistir à pressão e garantir um processo eletivo normal.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

França investe oito mil milhões de euros para aumentar profissionais de saúde

O Governo francês anunciou, esta segunda-feira, que vai disponibilizar quase oito milhões de euros para que os profissionais de saúde possam ter aumentos salariais.  De acordo com a rádio Renascença, a medida foi anunciada pelo novo …

Máscaras e luvas usadas para proteger contra covid-19 enchem rios europeus

Os principais rios da Europa estão cheios de máscaras cirúrgicas e luvas médicas descartadas por pessoas que utilizaram estes equipamentos para se protegem contra o novo coronavírus, denunciaram cientistas. Segundo noticiou na segunda-feira a agência AFP, …

Dez milhões de crianças "podem nunca voltar à escola" após coronavírus

A pandemia de coronavírus causou uma "emergência educacional sem precedentes", com 9,7 milhões de crianças afetadas pelo encerramento de escolas em risco de nunca voltar às aulas, alertou na segunda-feira a Organização Não Governamental (ONG) …

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema …

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …