/

Guilherme Teles, o primeiro livro aos 9 anos

2

Zita Teles / Facebook

Aos nove anos, Guilherme Pereira Teles publicou o seu primeiro livro.

Aos nove anos, Guilherme Pereira Teles publicou o seu primeiro livro.

Aos nove anos, Guilherme Teles, um menino de Alijó, publicou o seu primeiro livro, intitulado “O que podemos retirar destas histórias…”, com três contos que têm os animais como protagonistas e que refletem a sua paixão precoce pela escrita.

Guilherme Pereira Teles, aluno do 4.º ano do primeiro ciclo do ensino básico, que frequenta no Agrupamento de Escolas de Alijó, é também um dos autores que se destaca no Dia Mundial do Livro, que se assinala na quarta-feira, dia 23.

O menino lançou neste mês de abril o seu primeiro livro, mas foi aos sete anos que começou a escrever e a desenhar os animais que deram vida e ilustraram “O que podemos retirar destas histórias…”, publicado pela Chiado Editora.

É uma verdadeira paixão pela escrita que Guilherme revela. Por isso, aos nove anos, o menino também já tem a certeza do que quer ser quando for grande: escritor e médico.

Para já, garante que vai continuar a escrever. “Isso mesmo, porque médico ainda não posso ser”, gracejou.

A mãe, Zita Teles, contou à agência Lusa que o filho “aprendeu a ler muito rapidamente”.

“Em cerca de dois meses ele aprendeu a ler e a escrever correctamente. É uma criança extremamente sonhadora. Gosta imenso de construir histórias. Mesmo a brincar sempre se notou muito isso”, referiu.

E, por isso mesmo, Zita pegou nas histórias do Guilherme e fez uma edição caseira dos seus contos que ofereceu a familiares e amigos, iniciativa que chegou ao conhecimento da representante da zona norte da Chiado Editora e foi agora publicada.

Biblioteca Municipal de Alijó / Facebook

Capa de  “O que podemos retirar destas histórias…”, de Guilherme Teles

Capa de “O que podemos retirar destas histórias…”, de Guilherme Teles

Mas o pequeno promete não ficar por aqui e, até ao final do ano, poderá ver publicado mais um livro com uma peça de teatro que fez para a escola.

Tal como todos os outros meninos da mesma idade, Guilherme gosta de jogar na consola, de ver bonecos na televisão e de ir para a rua brincar, apesar de se queixar que já há poucas crianças para lhe fazerem companhia.

Mas tudo isto o pequeno concilia com os estudos e os desenhos que vai fazendo e as histórias que vai inventando, muitas vezes inspirando-se nos animais lá de casa.

“Tenho vários animais, porque eu adoro animais. Então às vezes olho para os meus animais e penso em histórias para eles”, salientou.

E foi assim que deu vida ao peixe que procura novos amigos ou ao cão ladrão que rouba a fortuna ao gato mas foi derrotado por uma pulga, que distribui a fortuna por todos os gatos.

Há ainda o conto do macaco que procura uma namorada e no dia do seu aniversário foi à procura do seu sonho e acabou por encontrar uma macaca que também gostou dele.

“Só falta o macaco lá em casa”, brincou o pequeno.

E, em todas estas histórias, Guilherme deixa uma mensagem aos seus leitores.

Através do peixe diz que “não importa que as pessoas sejam diferentes, mesmo assim todos podem ser amigos”, depois com o cão transmite a ideia de que “mesmo sendo pequeno é possível derrotar os maiores” e, através do macaco, garante que “nunca devemos desistir dos nossos sonhos”.

/Lusa

2 Comments

  1. Me encantó esa noticia y felicito a Guilherme por su facilidad y encanto por escribir. No abandones esa actividad, es un don que tienes para seguir desarrollando.
    Adelante con tu creación, te envío un gran abrazo desde Uruguay.

  2. Olá Guilherme

    Que o teu percurso de vida seja sempre iluminado. Nunca desistas dos teus sonhos.

    Parabéns pelo teu livro, continua, quem sabe ainda os vou ler aos meus netos (quando os tiver claro).

    Beijinhos

    Maria de Lisboa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.