Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Aardwolf6886 / Flickr

Guepardo do noroeste africano (Acinonyx jubatus hecki)

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em “perigo crítico”, pela primeira vez em dez anos.

De acordo com o site Science Alert, que cita a agência France-Presse, este animal, que não era observado há uma década, foi avistado no parque nacional de Hoggar, no sul da Argélia.

Em declarações à agência estatal APS, o funcionário Salah Amokrane explicou que as imagens do guepardo do noroeste africano (Acinonyx jubatus hecki) estão incluídas num documentário sobre o trabalho dos cientistas do parque, que vai ser lançado esta segunda-feira, e foram registadas no campo vulcânico de Atakor, cujos picos têm uma altura de cerca de três mil metros.



O alcance deste felino é agora limitado a algumas zonas isoladas do Sahara e do Sahel, desde o Mali (a oeste) até à República Centro-Africana (a leste). Esta subespécie tinha sido vista pela última vez nas mesmas montanhas argelinas entre 2008 e 2010.

Em 2012, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) estimou que já só existem 37 espécimes na Argélia. Este animal é um dos animais que está em “perigo crítico” segundo a Lista Vermelha desta organização.

ZAP //

 

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

      • Também se chama chita?!
        Hahahaaa….
        Provavelmente SÓ se chama chita!…
        Era fazer uma pequena sondagem em Portugal para ver se alguém conhece o nome “guepardo”… o resultado deveria ser “engraçado”!…
        Eu nunca ouvi tal palavra!…

        • Caro Eu!
          Já não é a primeira palavra que confessa nunca ter ouvido falar. Aqui no ZAP começamos a pensar que talvez não seja culpa nossa 🙂
          Deixamos-lhe abaixo as definições de chita e guepardo no Priberam. Em ambos os casos, uma reporta para a outra.

          gue·par·do
          substantivo masculino (francês guépard)
          Grande felídeo de pêlo amarelo com pintas escuras, encontrado em África e no Sudoeste asiático, capaz de alcançar velocidade de corrida superior a 100 km por hora. = CHITA

          chi·ta
          substantivo feminino (inglês cheetah)
          [Zoologia] Grande felídeo de pêlo amarelo com pintas escuras, encontrado em África e no Sudoeste asiático, capaz de alcançar velocidade de corrida superior a 100 km por hora. = GUEPARDO

          • Sim, é verdade e é relativamente fácil perceber de quem é a “culpa”: basta perguntar a 10 ou 20 pessoas se sabem o que é um guepardo e depois perguntar se sabem o que é a chita e, analisar os resultados!…
            .
            Ok, está no dicionário – mas acho que ninguém anda com um dicionário enquanto lê os títulos das notícias…
            .
            O meu corrector ortográfico nem reconhece a palavra “guepardo”!

        • Há muita coisa que tu nunca ouviste… a começar por juízo e neurónios.
          E quanto à notícia… se o título dissesse Chita achas mesmo que alguém viria aqui ver. Agora guepardo… todos querem saber que raio de bicho é esse.

    • No Brasil é guepardo mesmo, mas bom saber que ai em Portugal chamam Chita. Agora entendo porque chamam o guepardo do Tarzan de Chita. Morei um ano no Saara Ocidental e infelizmente nao vi nenhum desses ultimos espécimes.

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …