Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Aardwolf6886 / Flickr

Guepardo do noroeste africano (Acinonyx jubatus hecki)

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em “perigo crítico”, pela primeira vez em dez anos.

De acordo com o site Science Alert, que cita a agência France-Presse, este animal, que não era observado há uma década, foi avistado no parque nacional de Hoggar, no sul da Argélia.

Em declarações à agência estatal APS, o funcionário Salah Amokrane explicou que as imagens do guepardo do noroeste africano (Acinonyx jubatus hecki) estão incluídas num documentário sobre o trabalho dos cientistas do parque, que vai ser lançado esta segunda-feira, e foram registadas no campo vulcânico de Atakor, cujos picos têm uma altura de cerca de três mil metros.

O alcance deste felino é agora limitado a algumas zonas isoladas do Sahara e do Sahel, desde o Mali (a oeste) até à República Centro-Africana (a leste). Esta subespécie tinha sido vista pela última vez nas mesmas montanhas argelinas entre 2008 e 2010.

Em 2012, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) estimou que já só existem 37 espécimes na Argélia. Este animal é um dos animais que está em “perigo crítico” segundo a Lista Vermelha desta organização.

ZAP //

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

      • Também se chama chita?!
        Hahahaaa….
        Provavelmente SÓ se chama chita!…
        Era fazer uma pequena sondagem em Portugal para ver se alguém conhece o nome “guepardo”… o resultado deveria ser “engraçado”!…
        Eu nunca ouvi tal palavra!…

        • Caro Eu!
          Já não é a primeira palavra que confessa nunca ter ouvido falar. Aqui no ZAP começamos a pensar que talvez não seja culpa nossa 🙂
          Deixamos-lhe abaixo as definições de chita e guepardo no Priberam. Em ambos os casos, uma reporta para a outra.

          gue·par·do
          substantivo masculino (francês guépard)
          Grande felídeo de pêlo amarelo com pintas escuras, encontrado em África e no Sudoeste asiático, capaz de alcançar velocidade de corrida superior a 100 km por hora. = CHITA

          chi·ta
          substantivo feminino (inglês cheetah)
          [Zoologia] Grande felídeo de pêlo amarelo com pintas escuras, encontrado em África e no Sudoeste asiático, capaz de alcançar velocidade de corrida superior a 100 km por hora. = GUEPARDO

          • Sim, é verdade e é relativamente fácil perceber de quem é a “culpa”: basta perguntar a 10 ou 20 pessoas se sabem o que é um guepardo e depois perguntar se sabem o que é a chita e, analisar os resultados!…
            .
            Ok, está no dicionário – mas acho que ninguém anda com um dicionário enquanto lê os títulos das notícias…
            .
            O meu corrector ortográfico nem reconhece a palavra “guepardo”!

        • Há muita coisa que tu nunca ouviste… a começar por juízo e neurónios.
          E quanto à notícia… se o título dissesse Chita achas mesmo que alguém viria aqui ver. Agora guepardo… todos querem saber que raio de bicho é esse.

RESPONDER

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …