Guelras artificiais põem humanos a respirar debaixo de água

8

Novo dispositivo criado por empresa sueca pode ser uma boa solução para que qualquer ser humano possa facilmente estar debaixo de água.

Respirar debaixo de agua é uma das características que mais invejamos aos peixes e, ao longo da história, vários foram os sistemas desenvolvidos para nos aproximarmos dos seres que conseguem respirar debaixo de água.

Uns mais pesados do que outros, mas ainda assim todos longe da facilidade de utilização e da portabilidade que deveriam ter. Uma coisa que pode estar a mudar graças a um novo projeto lançado na plataforma de crowdfunding Indiegogo.

Desenvolvido por uma start-up de Estocolmo, capital da Suécia, o Triton assume-se como um sistema de guelras artificiais para humanos e pode ser a solução para estar debaixo de água de uma forma fácil e sem perdermos muitas horas de treino.

O desenho deste produto é inspirado nos filmes de James Bond, e o seu caráter extremamente compacto – apenas 29 cm – tornam-no no sistema de mergulho portátil ideal para qualquer pessoa.

A nova tecnologia usa um conjunto de fibras microporosas às quais está associada uma bateria de iões de lítio que geram energia para abastecer um pequeno compressor que fornece oxigénio a dois pequenos depósitos.

As agulhas do sistema de fibras são mais pequenas do que as moléculas de água, o que provoca que se mantenha apenas o oxigénio dentro do depósito.

A bateria tem uma autonomia de 45 minutos e todo o conjunto só pode ser submergido a uma pressão correspondente a 4,5 metros. Caso sejam ultrapassados os limites do sistema, o Triton possui alertas por vibração e indicação por LED.

A estreia no mercado está programada para o próximo mês de dezembro e o preço vai ser de 299 dólares, cerca de 270 euros.

Enquanto isso não acontece, a campanha de crowdfunding já sufocou todos os recordes da plataforma, tendo já assegurados 1400% do valor inicialmente pedido para financiar o projeto.

ZAP / TCP

8 Comments

  1. “A estreia no mercado está programada para o próximo mês de dezembro e o preço vai ser de 299 dólares, cerca de 270 euros.”

    E há “tansos” que acreditam….KKKKKKKKK

  2. Fiz uma rápida pesquisa na net sobre esta notícia e como sempre, infelizmente, faltam muitas fontes para dar algum crédito, não ao invento que a ser verdade, já estaria à venda por todo o lado, mas à pesquisa; nomes dos investigadores, centros de pesquisa etc.
    Acontece também que a maioria dos artigos refere uma empresa sueca e noutros um designer, responsáveis pelo invento.
    Cada vez mais a Interne, que deveria ser o local privilegiado de recolha de informação, é um de ficção quando não de aldrabices!

    • Caro Jotaele,
      Parece estar a incorrer num equívoco.
      Esta não é uma notícia acerca de um estudo científico, mas de um projecto que foi apresentado numa plataforma de crowdfunding.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.