Grupo sanguíneo pode influenciar gravidade da covid-19

O grupo sanguíneo e outros fatores genéticos podem ditar a gravidade de infeção do novo coronavírus, sugere uma nova investigação europeia.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram publicados esta quarta-feira no The New England Journal of Medicine, as pessoas do grupo sanguíneo A correm um risco maior de serem infetadas e de desenvolverem sintomas mais graves.

A mesma investigação europeia, que tem como objetivo tentar perceber porque é que a covid-19 afeta determinadas pessoas de forma mais grave, sugere que o risco é 45% superior para pessoas do grupo A comparativamente com as restantes.

Em sentido oposto, frisa a SIC Notícias, o risco é menor para as pessoas do grupo sanguíneo O. O risco ronda os 50%, precisa o portal Live Science.

Para chegar a esta conclusão, os cientista analisaram durante o pico da pandemia na Europa os mapas genéticos de mais de 4.000 pessoas infetadas e em estado grave, tentando perceber as variações genéticas que podem explicar as respostas imunológicas.

“A esperança é de que estas descobertas apontem o caminho para um melhor entendimento da biologia da covid-19. [Os resultados] também sugerem que um teste genético e o grupo sanguíneo podem fornecer ferramentas úteis para identificar quem está em maior risco de doenças graves”, explicou Francis Collins, diretor do National Institutes of Health dos Estados Unidos.

O Live Science recorda ainda que dois estudos anteriores davam já conta de uma ligação entre o grupo sanguíneo e a gravidade de infeções por covid-19.

Ambas as equipas concluíram que o grupo A corre mais risco de contrair a covid-19 face aos restantes grupos e que o grupo O tem menos probabilidade de ficar infetado.

Contudo, importa frisar, estes dois estudos, publicados a 27 de março e a 11 de abril, foram divulgados em pré-publicação no portal medRxiv sem revisão de pares.

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 468.518 pessoas e infetou quase nove milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …

Catarina Martins diz que há neste momento um acordo entre PS e PSD

A líder do BE, Catarina Martins, considerou hoje que "o Orçamento Suplementar não é uma primeira parte do Orçamento do Estado", mas avisou que o que está a acontecer neste momento no país "é um …

Quase 40% dos restaurantes tenciona avançar para insolvência

Quase 40% das empresas de restauração e bebidas e 18% do alojamento turístico tencionam avançar para insolvência. Os números são resultado de um inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) esta …

Cientistas ingleses acreditam que um número significativo da população tem imunidade natural ao coronavírus

Cientistas ingleses que estão a desenvolver uma vacina para a covid-19 acreditam que um largo número de pessoas pode ter imunidade natural contra o novo coronavírus, mesmo que nunca tenha sido infetado. Ao Telegraph, citado esta …

Bruxelas autoriza tratamentos com Remdesivir na UE

A Comissão Europeia deu esta sexta-feira “luz verde” à comercialização do antiviral Remdesivir, que se torna assim o primeiro medicamento autorizado ao nível da União Europeia para tratamento da Covid-19. A autorização do executivo comunitário, concedida …

Devolução dos manuais escolares será mesmo suspensa

O plenário da Assembleia da República validou hoje a votação da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito da especialidade do Orçamento Suplementar, que aprovava a proposta do CDS para o fim da devolução …

Câmara de Portalegre pede encerramento da central nuclear de Almaraz

O Município de Portalegre aprovou por unanimidade, em reunião ordinária realizada esta quarta-feira, a Moção pelo Encerramento da Central Nuclear de Almaraz, em Espanha. A Câmara de Portalegre aprovou, por unanimidade, uma moção a pedir o …

Costa avisa que reestruturação da TAP terá consequências no emprego da empresa

O primeiro-ministro afirmou hoje que o futuro programa de reestruturação da TAP terá de ser negociado com a Comissão Europeia, mas avisou que terá seguramente consequências no número de voos e no emprego da companhia …

"PSD desistiu definitivamente de fazer oposição", acusa Cotrim Figueiredo

O líder da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, acusa o PSD de ter "desistido definitivamente" de fazer oposição. Em causa o pedido dos sociais-democratas para acabar com os debates quinzenais. A Iniciativa Liberal acusou, …