Gripe das Aves está a espalhar-se na China

sarihuella / Flickr

foto: sarihuella / Flickr

foto: sarihuella / Flickr

Hong Kong emitiu um alerta de saúde pública após a confirmação do primeiro caso de contágio humano da gripe das aves pelo vírus H7N9. Uma trabalhadora doméstica indonésia de 36 anos, que viajou para a cidade chinesa de Shenzhen no mês passado, foi infectada pelo vírus e está hospitalizada em estado crítico.

O governo informou na noite desta segunda-feira que durante a visita a mulher teve contato com aves domésticas. Ela ficou doente no dia 21 de novembro e foi hospitalizada seis dias depois. Pessoas que tiveram contacto com a paciente mostraram sintomas leves de gripe e foram isoladas num hospital para observação.

O secretário de saúde de Hong Kong disse que o Governo elevou seu nível de resposta à pandemia para “sério” – de “alerta” – e acrescentou que está à procura de um amigo que viajou com a mulher infectada para Shenzhen.

Hong Kong também suspendeu as importações de frango vivo de três quintas da região e notificou as autoridades chinesas e a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o caso.

H7N9 espalha-se na China

Não está claro se o H7N9, uma estirpe diferente do vírus da gripe das aves, é mais perigoso do que o H5N1, mas tem despertado mais preocupações em alguns aspectos. Especialistas firmam que as alterações genéticas no vírus sugerem que ele pode estar a adaptar-se para infectar mamíferos.

O contágio humano do vírus H7N9 da gripe das aves foi confirmado pela primeira vez em março, quando a imprensa estatal chinesa informou que duas pessoas em Xangai tinham morrido após terem sido infectadas pelas doença. Em agosto, o vírus H7N9 já tinha matado 44 pessoas na China.

De acordo com a OMS não existem provas de contágio pelo vírus entre humanos.

Hong Kong, um território densamente povoado, desenvolveu um forte sistema de controle e monitoramento de doenças infecciosas depois de vários surtos nos últimos anos. A gripe aviária já foi detetada em aves domésticas, mas não tem havido grandes surtos desde 1997, quando o H5N1 matou seis pessoas e levou ao sacrifício de 1,5 milhão de aves. Em 2003, um surto da síndrome respiratório aguda grave (SARS) infectou 1.5755 pessoas e resultou na morte de 299.

ZAP / MA / AE / DJN

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …

"O nosso Governo está pronto". Trudeau volta a ganhar as eleições - mas sem maioria absoluta

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram "um plano progressivo" e que está pronto para formar um …

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …

"Nunca se pode tirar Messi" (mas há um gesto que pode explicar a sua substituição)

A substituição de Messi, e a forma como reagiu, no jogo entre o Paris Saint-Germain e o Lyon da Liga francesa, continua a dar que falar. E agora avança-se a possibilidade de o craque argentino …

Médicos querem que norma de isolamento tenha em conta a atual taxa de vacinação

Com o regresso às aulas, médicos de saúde pública defendem a revisão da norma referente ao isolamento de contactos de risco, para que esta tenha em consideração a elevada taxa de vacinação. O ano letivo arrancou …

Com Moedas como alvo e Temido como "guardiã", Medina prometeu um novo futuro para Lisboa

O candidato da coligação PS/Livre à presidência da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, acusou a direita de ambicionar nas autárquicas de domingo “a segunda volta do jogo que perdeu na disputa do poder legislativo”. Fernando Medina …

Descoberto sistema de esgotos intacto construído por romanos há 2.000 anos

Uma equipa de arqueólogos turcos encontrou um sistema de esgotos perfeitamente intacto na antiga cidade de Tripolo no Meandro. A infraestrutura foi construída por romanos. A antiga cidade de Tripoli no Meandro — também conhecida por …

De calculadora em riste, PSD faz contas para evitar um resultado "igual, pior ou muito pouquinho melhor" nas autárquicas

PSD tenta recuperar de duas eleições autárquicas menos conseguidas, agarrando-se aos municípios em que a obra feita pelos autarcas do PS não recebe nota positiva de forma unânime da população ou onde haverá uma transição …