Gripe aviária já causou 72 mortos na China em 2014

Gabriel Synnaeve / wikimedia

foto: Gabriel Synnaeve / wikimedia

foto: Gabriel Synnaeve / wikimedia

Setenta e duas pessoas morreram na China devido a gripe aviária H7N9 nos primeiros dois meses de 2014, segundo dados oficiais.

O vírus infetou 99 pessoas e causou 44 vítimas mortais em fevereiro, informou no relatório mensal a agência chinesa para a Saúde e Planeamento Familiar, que registou 226 casos de infeção desde o início de janeiro.

Em 2013, o vírus H7N9 infetou cerca de 140 pessoas, causando pelo menos 46 mortos, de acordo com dados oficiais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não foi verificado até à data nenhum contágio entre seres humanos. O aumento do número de casos registado este ano “deve-se, em larga medida, a fatores sazonais, às evoluções meteorológicas e a nada mais”, afirmou, em fevereiro, Bernhard Schwartlander, representante da OMS na China.

“O vírus gosta do frio, que lhe permite viver mais tempo. E no inverno, o sistema respiratório (humano) fica um pouco mais frágil”, disse.

Hong Kong confirmou na semana passada o sexto caso de infeção com o vírus H7N9, enquanto na vizinha Região Administrativa Especial de Macau não foram reportados casos até à data.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O número mais baixo desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …