Grécia propõe substituir dívida externa por outro tipo de títulos

Robert Crc / Wikimedia

Yanis Varoufakis, Ministro das Finanças da Grécia

Yanis Varoufakis, Ministro das Finanças da Grécia

Atenas propõe substituir títulos de dívida externa por outros, designadamente indexados ao crescimento económico, segundo o plano exposto ao diário Financial Times pelo ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis.

Este plano baseia-se também num excedente orçamental permanente e na luta contra a evasão fiscal.

Varoufakis disse ao Financial Times que o Governo grego não vai pedir um perdão da dívida do país, de 315 mil milhões de euros, mas que vai solicitar uma fórmula para a reduzir através de dois tipos de novos títulos.

O primeiro tipo seria um título indexado ao crescimento económico nominal que substituiria o resgate europeu e o segundo, denominado “obrigação perpétua”, substituiria os títulos gregos nas mãos do Banco Central Europeu (BCE).

Varoufakis disse que o executivo grego mantém os objetivos de que o excedente orçamental primário – que não inclui o serviço da dívida – seja de 1% ou 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB), mesmo que isso possa implicar que o novo Governo não possa completar as promessas de gastos feitas durante a campanha eleitoral.

Segundo o ministro grego, esta proposta de troca dos atuais títulos da dívida externa evitaria termos como “redução da dívida”, politicamente inaceitável na Alemanha e noutros países, e seria visto como uma “perda” pelos credores.

“O que dizemos aos nossos parceiros é que queremos combinar um excedente orçamental primário e a nossa agenda de reformas”, afirmou o ministro.

Ajudem-nos a reformar o nosso país, mas com espaço para o fazer“, declarou.

“Caso contrário, continuaremos a afogar os gregos e construiremos uma Grécia deformada, mais do que uma Grécia reformada”, acrescentou Varoufakis.

O ministro sublinhou que para acalmar os mercados e dar segurança aos investidores sobre a situação na Grécia, os líderes políticos e o BCE deviam emitir um comunicado que deixasse claro que estão dispostos “a sentar-se à mesa e a encontrar soluções”, em vez de falarem do risco de rutura.

O ministro da Economia britânico, George Osborne, pediu na segunda-feira a Varoufakis para atuar “com responsabilidade” e, simultaneamente, reconheceu que a zona euro deve ter “um plano melhor para o emprego e o crescimento”.

Osborne advertiu que o conflito entre Atenas e a União Europeia sobre o futuro da dívida grega representa uma ameaça para a economia global.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, e o homólogo grego, Alexis Tsipras, reúnem-se esta terça-feira em Roma, num encontro incluído na ronda europeia do executivo grego para procurar apoios para as propostas económicas que apresentará a Bruxelas.

Paralelamente à reunião de Renzi e Tsipras, Varoufakis vai encontrar-se com o homólogo italiano, Pier Carlo Padoan.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em Janeiro de 2014, faz agora um ano, foi enviado para todos os políticos portugueses o capítulo “A Revolução que mudou Portugal e o Mundo”. Um texto passado 50 anos no futuro onde o personagem principal conta o que aconteceu em Portugal e relata a revolução que viria a mudar o mundo inteiro.
    A Grécia tem a oportunidade de começar essa revolução, seguida pela Espanha. Esperemos que esse líder Português possa emergir do meio do povo, do anónimato daqueles que não buscam protagonismo, pois não serão com os políticos atuais, da esquerda à direita, que essa revolução, a única que poderá salva o mundo do colapso total dos mercados financeiros, se fará. Enquanto ele não chega, que fiquemos pela leitura desse capítulo profundamente inspirador.
    Download do capítulo aqui: http://goo.gl/bKJmIU

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …