/

Ciência avisa: as grávidas devem dormir de lado

Um estudo recente apurou que as mulheres podem reduzir o risco de dar à luz nados-mortos ao optarem por dormir de lado, em vez de adormecerem de barriga para cima.

Há várias pesquisas sobre a maneira correta de colocar os bebés a dormir. No entanto, desta vez, o foco não está nas crianças, mas sim nas futuras mães. Uma investigação recente concluiu que as mulheres grávidas podem reduzir o risco de morte fetal ao dormir de lado, em vez de adormecerem de barriga para cima.

As descobertas da equipa da Universidade de Huddersfield, na Inglaterra, farão parte das diretrizes oficiais do Serviço Nacional de Saúde (NHS), destinadas a reduzir o número de nados-mortos no Reino Unido.

Tomasina Stacey descobriu que, apesar de o número de mulheres grávidas que dorme de barriga para cima seja muito pequeno, estas futuras mães correm um risco maior, uma vez que o peso do útero pode reduzir o fluxo sanguíneo para o bebé.

De acordo com os resultados do estudo, as mulheres que dormiram de barriga para cima a partir da 28ª semana de gravidez aumentaram o risco de dar à luz um nado-morto em 2,6 vezes, independentemente de qualquer outro fator de risco.

“No final da gravidez (depois das 28 semanas), é mais seguro dormir de lado do que de costas”, afirma o relatório. Por sua vez, as diretrizes oficiais do Serviço Nacional de Saúde (NHS) incentivam as mulheres a “acomodarem-se de lado quando vão dormir”.

Apesar de a fatalidade afetar somente um pequeno número de mulheres, os investigadores aconselham todas as grávidas a optar por dormir sempre de lado. Stacey afirmou que a “divulgação destes dados irá encorajar muitas mulheres a mudar a posição de descanso, já que se trata de uma medida de prevenção bastante fácil“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.