O Grande Canal de Veneza está verde. Polícia investiga

A polícia de Veneza está a investigar a origem do líquido verde fosforescente que apareceu este domingo no Grande Canal da cidade, entre especulações de que terá sido causado por manifestantes contra o clima.

Veneza acordou diferente este domingo. O Grande Canal amanheceu com uma tonalidade verde esmeralda que está a intrigar todos os que por lá passam.

A situação já está a ser investigada pela polícia local e pela Agência Regional para a Prevenção e Proteção Ambiental da região do Veneto.

Centenas de pessoas juntaram-se na ponte de Rialto para testemunhar ao vivo o cenário. Segundo Luca Zaia, presidente da região de Veneto, o alerta foi dado pela própria população local.

“O presidente da Câmara convocou uma reunião urgente com as forças policiais para investigar a origem do líquido”, anunciou, no Twitter.


Ao The Guardian, os bombeiros italianos disseram que estavam a colaborar com a Agência Regional para a Prevenção e Proteção Ambiental na recolha de amostras para análise.

A imprensa local aponta uma eventual ação de protesto levada a cabo por ativistas do clima, ainda que os resultados da análise ainda não sejam conhecidos. Até ao final da tarde deste domingo, nenhuma organização tinha feito qualquer reivindicação.

Esta não é a primeira vez que o Grande Canal é pintado de verde. Em 1968, o artista argentino Nicolás Garcia Uriburu tingiu as águas de verde com um corante fluorescente durante a 34ª Bienal de Veneza, numa ação de sensibilização ecológica.

Uriburu usou fluoresceína, um corante orgânico e ecologicamente inofensivo desenvolvido pela NASA. Durante o dia, as águas do Grande Canal mantiveram-se verdes, mas voltaram ao normal assim que a maré baixou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.