Não é arte japonesa, é ciência. Grafeno Kagome promete propriedades promissoras

Físicos da Universidade de Basel, na Suíça, produziram um composto de grafeno que consiste em átomos de carbono e um pequeno número de átomos de nitrogénio, numa configuração de grade regular de hexágonos e triângulos. A “rede kagome” comporta-se como um semicondutor.

De acordo com o EurekAlert, os cálculos teóricos sugerem que o composto conhecido como “grafeno kagome” deve ter propriedades completamente diferentes do grafeno comum.

O grafeno kagome consiste num padrão regular de hexágonos e triângulos equiláteros que se circundam. O nome “kagome” provem do japonês e é referente à antiga arte japonesa de tecer kagome, segundo a qual os cestos eram tecidos no padrão mencionado.

Os investigadores da universidade suíça estudaram este tipo de grafeno pela primeira vez e as medições forneceram resultados promissores que apontam para propriedades elétricas ou magnéticas incomuns.

Para produzir o grafeno kagome, a equipa aplicou um precursor a um substrato de prata por deposição de vapor e aqueceu-o para formar um intermediário organometálico na superfície do metal. O aquecimento posterior produziu o grafeno kagome, composto exclusivamente por átomos de carbono e nitrogénio.

Com a ajuda de um microscópio de corrente por tunelamento, os cientistas conseguiram estudar as propriedades estruturais e eletrónicas da rede kagome.

A equipa observou então que os eletrões de uma energia definida, que é selecionada pela aplicação de uma voltagem elétrica, são “presos” entre os triângulos que aparecem na estrutura cristalina do grafeno kagome. Este comportamento distingue o material do convencional, onde os eletrões são distribuídos em vários estados de energia na rede.

“A localização observada no grafeno kagome é exatamente o que estávamos à procura”, comentou Ernst Meyer, líder da equipa. “O fenómeno causa fortes interações entre os eletrões – e, por sua vez, essas interações fornecem a base para fenómenos incomuns, como a condução sem resistência.”

As análises também revelaram que o grafeno kagome apresenta propriedades semicondutoras, isto é, as suas propriedades condutoras podem ser ligadas ou desligadas, como acontece com um transístor. O grafeno kagome difere significativamente do grafeno, cuja condutividade não pode ser ligada nem desligada assim tão facilmente.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O menor número desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …

Câmara de Lisboa oferece viagem de táxi a idosos que vão tomar a vacina

Os residentes em Lisboa com mais de 80 anos ou 50 anos e patologias associadas podem deslocar-se gratuitamente de táxi para tomar a vacina contra a covid-19. Os custos da viagem são assumidos pela autarquia …

Liquidez é "abundante" mas "é preciso fazê-la chegar" à economia, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, indicou que a crise de 2008 e de 2020 não são comparáveis devido à abundância de dinheiro disponível e que há liquidez para travar o impacto económico, mas …

Chega quer telefone e Internet pagos aos trabalhadores do Estado em teletrabalho

O Chega entregou no Parlamento, este domingo, um projeto de resolução no qual recomenda ao Governo que dê "o exemplo" e pague as despesas de telefone e Internet aos trabalhadores do Estado que estão em …

Governo quer que progressões na Função Pública passem a ser anuais

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu propor aos sindicatos um alongamento da tabela remuneratória da função pública e criar progressões anuais. Em entrevista ao Diário de Notícias e Dinheiro …

Há 100 dias, a direita tombou os 24 anos de poder socialista açoriano. OE2021 é a prova de fogo

Há 100 dias, deu-se uma das maiores reviravoltas da política açoriana: José Manuel Bolieiro foi empossado presidente, o PS superou o PSD no sufrágio mas a maioria de direita no Parlamento uniu forças para pôr …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

As mulheres na corrida a Marte (uma é portuguesa e sonha caminhar no Planeta Vermelho)

A chegada do veículo Perseverance da NASA a Marte teve dedo de várias mulheres, umas das quais a portuguesa Florbela Costa, Engenheira Aeronáutica do grupo suíço Maxon que falou com o ZAP sobre a sua …

"Truque" nas nomeações para altos cargos no Estado favorece PS

Em 165 concursos públicos para altos cargos, 129 deles são ocupados por dirigentes que tinham sido nomeados antes em regime de substituição. O Governo está a fazer nomeações para os cargos de topo no Estado …