Não é arte japonesa, é ciência. Grafeno Kagome promete propriedades promissoras

Físicos da Universidade de Basel, na Suíça, produziram um composto de grafeno que consiste em átomos de carbono e um pequeno número de átomos de nitrogénio, numa configuração de grade regular de hexágonos e triângulos. A “rede kagome” comporta-se como um semicondutor.

De acordo com o EurekAlert, os cálculos teóricos sugerem que o composto conhecido como “grafeno kagome” deve ter propriedades completamente diferentes do grafeno comum.

O grafeno kagome consiste num padrão regular de hexágonos e triângulos equiláteros que se circundam. O nome “kagome” provem do japonês e é referente à antiga arte japonesa de tecer kagome, segundo a qual os cestos eram tecidos no padrão mencionado.

Os investigadores da universidade suíça estudaram este tipo de grafeno pela primeira vez e as medições forneceram resultados promissores que apontam para propriedades elétricas ou magnéticas incomuns.

Para produzir o grafeno kagome, a equipa aplicou um precursor a um substrato de prata por deposição de vapor e aqueceu-o para formar um intermediário organometálico na superfície do metal. O aquecimento posterior produziu o grafeno kagome, composto exclusivamente por átomos de carbono e nitrogénio.

Com a ajuda de um microscópio de corrente por tunelamento, os cientistas conseguiram estudar as propriedades estruturais e eletrónicas da rede kagome.

A equipa observou então que os eletrões de uma energia definida, que é selecionada pela aplicação de uma voltagem elétrica, são “presos” entre os triângulos que aparecem na estrutura cristalina do grafeno kagome. Este comportamento distingue o material do convencional, onde os eletrões são distribuídos em vários estados de energia na rede.

“A localização observada no grafeno kagome é exatamente o que estávamos à procura”, comentou Ernst Meyer, líder da equipa. “O fenómeno causa fortes interações entre os eletrões – e, por sua vez, essas interações fornecem a base para fenómenos incomuns, como a condução sem resistência.”

As análises também revelaram que o grafeno kagome apresenta propriedades semicondutoras, isto é, as suas propriedades condutoras podem ser ligadas ou desligadas, como acontece com um transístor. O grafeno kagome difere significativamente do grafeno, cuja condutividade não pode ser ligada nem desligada assim tão facilmente.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …

Britânico enviava dinheiro a residentes de uma cidade britânica. Era "um ato generoso de bondade"

Os habitantes de Frome, no Reino Unido, estão constantemente à espera do correio, depois de ter sido revelado que um homem misterioso estava a entregar dinheiro nas casas dos residentes locais. A polícia da cidade inglesa …