Governo vai apertar regras nos concursos públicos

Clara Azevedo / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa e Mário Centeno, ministro das Finanças

O primeiro-ministro António Costa e Mário Centeno, ministro das Finanças

O Governo quer alterar as regras do recrutamento e seleção na administração pública. Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP) vai passar a seleccionar apenas dois dirigentes e perfis deverão ser menos vagos.

De acordo com o Público, o Governo quer alterar as regras da CReSAP, criada pelo Governo de Pedro Passos Coelho, para que os concursos sejam mais rigorosos.

O assunto está a ser tratado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, mas ainda não há data prevista para a aprovação das novas regras.

A proposta socialista é que o número de candidatos que a comissão apresenta ao ministro passe de três para apenas dois, recomendando também que a definição dos perfis seja mais apertada e que os critérios de seleção sejam mais restritos.

A intenção é contrariar a ideia de que estes concursos são feitos à medida dos candidatos – os chamados jobs for the boys

De acordo com o Público, há entre os membros do Governo quem considere que a atual lei, aprovada sob a orientação do antigo ministro Miguel Relvas, permite que, com três indicações, acabem por chegar mais facilmente às indicações da CReSAP pessoas de confiança política para altos dirigentes do Estado.

No entanto, até que as regras sejam alteradas, o Governo vai proceder a nomeações sem concursos. Um responsável ligado ao Governo explicou ao Público que no futuro, estes nomeados podem ser sujeitos a provas de acordo com as novas regras.

Dos que transitam do anterior Governo, de acordo com o jornal, restam 21 dirigentes por nomear.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal com mais oito mortes e 865 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais oito mortes e 865 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 865 novos …

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a sua defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …

"A melhor coisa que pode acontecer a Portugal era o Governo ser derrubado e desaparecer"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que “a melhor coisa que podia acontecer a Portugal”, neste momento, era o executivo liderado por António Costa “ser derrubado e desaparecer”. Miguel Albuquerque afirmou …

Mulher de João Rendeiro tem mais três dias para entregar as obras em falta

O prazo para a entrega das obras acabou esta quarta-feira, mas a juíza do processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão efetiva deu mais três dias à mulher do ex-banqueiro. Depois …