Governo vai anular concursos para altos dirigentes do Estado

(dr) Jorge Ferreira / accaosocialista.pt

-

O Executivo de António Costa prepara-se para anular alguns concursos para altos cargos no Estado, alguns deles pendurados pelo anterior Governo desde 2013 e 2014.

O Governo está a preparar-se para anular alguns concursos para altos dirigentes da Administração Pública lançados pelo anterior Governo, avança o Público.

“Em breve, dentro de quinze dias, serão publicados despachos de anulação de alguns concursos com fundamento na alteração de perfil”, confirmou ao jornal fonte oficial da Cresap.

Em causa estão algumas propostas de nomeação por parte dessa Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública que nunca chegaram a ser concretizadas.

Alguns desses casos estavam mesmo na mão do anterior primeiro-ministro, Passos Coelho, desde 2013 e 2014, sem que nunca se tivesse chegado a nenhuma conclusão.

De acordo com o Público, esta comissão, liderada por João Bilhim, tem 36 propostas pendentes e tem de avaliar, “caso a caso, se concorda ou não com o perfil então definido pelo Governo anterior”.

Caso concorde, “procede à nomeação de um dos três elementos constantes da proposta de designação”, do lado oposto, “se não concorda com o perfil (…) manda encerrar o procedimento”, explica a fonte.

A anulação do concurso tem como base legal o Estatuto do Pessoal Dirigente, no qual o artigo 2º da Lei 128/2015 prevê que o membro do Governo que tutela o serviço cujo lugar está a concurso pode alterar o perfil proposto pela Cresap.

Esta solução foi ainda introduzida na lei com outras mudanças, pois inicialmente era o Governo quem definia as características da pessoa que devia ocupar o cargo, sendo agora a Cresap quem o decide, podendo o Executivo alterar mas “mediante fundamentação expressa” no prazo de 20 dias.

Do total de casos pendentes, em causa estavam lugares como o de secretário-geral do Ministério do Trabalho e da Segurança Social e a mais oito organismos dentro do mesmo ministério.

Também no Ministério das Finanças existiam seis propostas pendentes, assim como nos Ministérios da Economia e da Saúde – com três em cada – e na Presidência do Conselho de Ministros existiam dois processos.

A Cresap disse ainda ao Público que serão abertos novos concursos para altos cargos já pedidos pelo Governo. “Em breve, através do Diário da República, serão abertos outros procedimentos concursais”, avançou a mesma fonte.

Um desses concursos deverá ser para o conselho diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e respetivas delegações regionais.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …