O Ministério do Ambiente vai lançar em 2025 um programa de financiamento de eletrodomésticos para apoiar as famílias mais vulneráveis.
O Governo vai apoiar as famílias carenciadas na substituição de eletrodomésticos, através do programa E-Lar.
Através deste programa, as famílias poderão substituir equipamentos a gás por elétricos, como, por exemplo, fogões e esquentadores.
Além disso, o Governo também vai apoiar a compra e outros eletrodomésticos, numa medida que abrange também aparelhos de ar condicionado.
De acordo com o Correio da Manhã (CM), o anúncio deverá ser feito esta sexta-feira no parlamento.
“Com o programa E-Lar, estamos a promover o conforto térmico, medidas de eficiência energética e a eletrificação dos consumos dos cidadãos, através de incentivos para a aquisição de equipamentos mais eficientes”, explica ao matutino a ministra do Ambiente Maria da Graça Carvalho.
Um dos grandes objetivos deste apoio é aliviar a conta da eletricidade das famílias, que tende a ser maior quanto mais antigos/ineficiente são os aparelhos.
O CM sabe ainda que o plano do Governo para o combate à pobreza energética passará também por intervenções em edifícios de bairros sociais e históricos – tornando-os “mais confortáveis para quem lá vive, bem como criar espaços verdes e melhorar os espaços públicos”, explicou Maria da Graça Carvalho.
De acordo com o Observatório Nacional da Pobreza Energética, citado pelo CM, estima-se que este problema afeta entre 1,8 a três milhões de portugueses (18% e 30% da população).
isto é só rir! agora todos vamos ter de pagar os eletrodomesticos a meia duzia? Espero que pelo menos barrem o acesso a mais um apoio, se forem cadastrados!
Se o fim desta “Ação” é de aliviar a conta de despesa energética de Eletricidade , então que seja uma medida para a generalidade dos Contribuintes ! …..cada vez mais mostram aquilo que são realmente estes “manda -chuva” , compram votos da forma mais vergonhosa !