Governo pretende recrutar trabalhadores diretamente de Marrocos

Uma das hipóteses que está em discussão no âmbito do acordo sobre imigração legal com Marrocos é o recrutamento de trabalhadores deste país através do IEFP.

De acordo com a rádio TSF, apesar de o acordo sobre imigração entre Marrocos e Portugal ainda estar a ser negociado, uma das hipóteses em cima da mesa é que o Governo português, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), recrute trabalhadores marroquinos.

Esta informação consta de um parecer recente da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e revela que o projeto de acordo prevê que o recrutamento dos trabalhadores marroquinos seja “realizado conjuntamente pelo Governo português e pelo Governo de Marrocos”.

Segundo a mesma rádio, o acordo prevê a transferência de dados pessoais dos trabalhadores marroquinos para Portugal e dos dados de empregadores portugueses para Marrocos.

Contactado pela TSF, o Ministério dos Negócios Estrangeiros disse apenas que “as negociações prosseguem tendo em vista a conclusão do acordo”.

Em declarações à rádio, o presidente da Associação Solidariedade Imigrante, Timóteo Macedo, vê este acordo apenas como uma “fuga para a frente” do Governo para mostrar que está a fazer alguma coisa relativamente às notícias da chegada de imigrantes através do Algarve.

Aliás, o responsável afirma que centenas ou milhares de estrangeiros já estão hoje em Portugal à espera da legalização, não sendo necessário ir buscar mais trabalhadores a este país africano.

Na semana passada, a secretária de Estado das Migrações, Cláudia Pereira, afirmou, numa entrevista à agência Lusa, que as chegadas ao Algarve de imigrantes ilegais (menos de 100 pessoas) não tornam ainda possível dizer se há um novo padrão migratório, ou se Portugal é apenas um ponto de passagem.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Agora eu pergunto: em que condições vêm? Que trabalhos são e que condições laborais vão ter? Será que com isso vão trabalhar mais pelo salário mínimo? Ou nem terão o salário mínimo e vão ser explorados?! País desenvolvido cria condições e cria novos empregos. Isto é uma fuga para a frente, acho que não vai trazer nada de bom, visto que a precariedade laboral deve piorar. No meio disto tudo, como vai ficar o trabalhador e o desempregado português?! Para trazer novos trabalhadores de fora do país suponho que existe uma grande oferta de trabalho/ emprego! Será que o país vão ficar industrializado e vai ser um país rico e desenvolvido!??! Enfim….só ideias da treta. Neste país só existem iluminados da treta. Que em vez de criar melhores condições laborais e novos empregos, preferem uma escapatória fácil mas não eficaz. País miserável..

  2. O governo que recrutar trabalhadores ou escravos de Marrocos? Trabalhadores Portugal tem e muitos no desemprego, escravos também tem é só ir ver como algumas empresas tratam os seus trabalhadores, com horário de pegar ao trabalho e sem horário de largar o trabalho alguns e muitos trabalham mais de 9 e 10 horas sem receber mais pelas horas que fazem a mais.

  3. Anda tudo maluco??? Os nossos estao emigrar porque nao teem trabalho no pais… querem trazer lixo para dentro…custa caro reciclar…
    Todos vamos perder com issa solucao…solucao passa por governo exigir empresarios e empresas mais responsaveis e mais exigentes e exigir empresas que criaem uma conta no banco poupanca nos bancos para quando ouver intenteres e problemas serem a solucao e nao so por no bolso…ora, ja querem explorar outra vem os africanos…anda tudo ao contrio….pobre pais….o povo tem de reagir…mas com ofertas da seguranca social acho k comptem todos os malandros…futuro fica mais incerto para novas geracoes…nao tem gente que pense que use a cabeca no poder…

  4. as pessoas que nao tem trabalho ,que estao com subsidio de desemprego ou os dos Rendimentos minimos , o pessoal que vive de Biscates tipo pinturas etc ,vao por os estrangeiros a frente dos nacionais ?

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …