Governo pretende recrutar trabalhadores diretamente de Marrocos

4

Uma das hipóteses que está em discussão no âmbito do acordo sobre imigração legal com Marrocos é o recrutamento de trabalhadores deste país através do IEFP.

De acordo com a rádio TSF, apesar de o acordo sobre imigração entre Marrocos e Portugal ainda estar a ser negociado, uma das hipóteses em cima da mesa é que o Governo português, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), recrute trabalhadores marroquinos.

Esta informação consta de um parecer recente da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e revela que o projeto de acordo prevê que o recrutamento dos trabalhadores marroquinos seja “realizado conjuntamente pelo Governo português e pelo Governo de Marrocos”.

Segundo a mesma rádio, o acordo prevê a transferência de dados pessoais dos trabalhadores marroquinos para Portugal e dos dados de empregadores portugueses para Marrocos.

Contactado pela TSF, o Ministério dos Negócios Estrangeiros disse apenas que “as negociações prosseguem tendo em vista a conclusão do acordo”.

Em declarações à rádio, o presidente da Associação Solidariedade Imigrante, Timóteo Macedo, vê este acordo apenas como uma “fuga para a frente” do Governo para mostrar que está a fazer alguma coisa relativamente às notícias da chegada de imigrantes através do Algarve.

Aliás, o responsável afirma que centenas ou milhares de estrangeiros já estão hoje em Portugal à espera da legalização, não sendo necessário ir buscar mais trabalhadores a este país africano.

Na semana passada, a secretária de Estado das Migrações, Cláudia Pereira, afirmou, numa entrevista à agência Lusa, que as chegadas ao Algarve de imigrantes ilegais (menos de 100 pessoas) não tornam ainda possível dizer se há um novo padrão migratório, ou se Portugal é apenas um ponto de passagem.

ZAP // Lusa

4 Comments

  1. Agora eu pergunto: em que condições vêm? Que trabalhos são e que condições laborais vão ter? Será que com isso vão trabalhar mais pelo salário mínimo? Ou nem terão o salário mínimo e vão ser explorados?! País desenvolvido cria condições e cria novos empregos. Isto é uma fuga para a frente, acho que não vai trazer nada de bom, visto que a precariedade laboral deve piorar. No meio disto tudo, como vai ficar o trabalhador e o desempregado português?! Para trazer novos trabalhadores de fora do país suponho que existe uma grande oferta de trabalho/ emprego! Será que o país vão ficar industrializado e vai ser um país rico e desenvolvido!??! Enfim….só ideias da treta. Neste país só existem iluminados da treta. Que em vez de criar melhores condições laborais e novos empregos, preferem uma escapatória fácil mas não eficaz. País miserável..

  2. O governo que recrutar trabalhadores ou escravos de Marrocos? Trabalhadores Portugal tem e muitos no desemprego, escravos também tem é só ir ver como algumas empresas tratam os seus trabalhadores, com horário de pegar ao trabalho e sem horário de largar o trabalho alguns e muitos trabalham mais de 9 e 10 horas sem receber mais pelas horas que fazem a mais.

  3. Anda tudo maluco??? Os nossos estao emigrar porque nao teem trabalho no pais… querem trazer lixo para dentro…custa caro reciclar…
    Todos vamos perder com issa solucao…solucao passa por governo exigir empresarios e empresas mais responsaveis e mais exigentes e exigir empresas que criaem uma conta no banco poupanca nos bancos para quando ouver intenteres e problemas serem a solucao e nao so por no bolso…ora, ja querem explorar outra vem os africanos…anda tudo ao contrio….pobre pais….o povo tem de reagir…mas com ofertas da seguranca social acho k comptem todos os malandros…futuro fica mais incerto para novas geracoes…nao tem gente que pense que use a cabeca no poder…

  4. as pessoas que nao tem trabalho ,que estao com subsidio de desemprego ou os dos Rendimentos minimos , o pessoal que vive de Biscates tipo pinturas etc ,vao por os estrangeiros a frente dos nacionais ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.