Governo falha prazo para fechar acordo da TAP

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou esta terça-feira no Parlamento que a conclusão do acordo de venda na TAP foi adiada por duas ou três semanas.

Pedro Marques justifica o adiamento com a complexidade dos instrumentos jurídicos em causa, garantindo que a negociação será concluída nas “próximas três semanas”, ou seja, “entrando no mês de maio”.

A assinatura do acordo de compra e venda de ações da TAP vai permitir ao Estado recuperar 50% do capital da companhia aérea portuguesa, mantendo a gestão corrente a cargo dos privados.

Em fevereiro, foi assinado um memorando de entendimento com os acionistas privados que vigorava até 30 de abril, prazo para passar-se para um contrato de promessa de compra e venda com os privados e a assinatura de um novo acordo parassocial.

De acordo com o Expresso, as negociações finais terminaram há duas semanas e não terá havido alterações significativas ao memorando de entendimento assinado em fevereiro. A TAP terá 50% do capital na esfera pública, mas será uma empresa privada, cuja gestão corrente caberá à comissão executiva conduzida pelos privados.

No entanto, não sendo assinado até essa data, o memorando podia deixar de ser válido, voltando a vigorar o modelo anterior definido pelo Governo de Passos Coelho, em que o consórcio Atlantic Gateway, de David Neeleman, ficava com 61% da empresa, a não ser que as partes acordassem prorrogar os termos do entendimento já alcançado.

O ministro falava esta manhã na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, na sequência de um requerimento apresentado pelo BE para explicar nomeações e salários milionários das entidades reguladoras, nomeadamente da Autoridade Nacional de Aviação Civil.

A TAP tem sido um dos temas pelos quais Pedro Marques tem sido mais questionado na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas no Parlamento, tendo mesmo já ouvido dos partidos da oposição que amanhã é que será ouvido o “verdadeiro ministro da TAP”, numa referência à audição de Diogo Lacerda Machado, o amigo de António Costa que esteve envolvido nas negociações com o consórcio privado de David Neeleman e Humberto Pedrosa.

Pedro Marques preferiu atacar o Governo anterior, pelo que disse ser uma privatização apressada. “A TAP não estava bem quando tomámos posse”, salientou.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O parto mesmo de cesariana parece estar difícil, pelos vistos outros cirurgiões terão que ser chamados para garantirem a nascença desse feto tão desejado.

RESPONDER

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …