/

Governo espanhol vai devolver antes do tempo 1.300 milhões do resgate à banca

La Moncloa - Gobierno de España / Flickr

A vice-presidente do Governo espanhol, Soraya Saénz de Santamaría

A vice-presidente do Governo espanhol, Soraya Saénz de Santamaría

A vice-presidente do Governo espanhol anunciou este domingo que Espanha vai devolver, antes do tempo, 1.300 milhões dos 40 mil milhões de euros do resgate europeu à banca espanhola, explicando que a economia espanhola “o pode fazer”.

“Porque a nossa economia o pode fazer e é uma forma de reforçar a confiança no nosso país”, disse Soraya Saénz de Santamaría na conferência de imprensa depois do Conselho de Ministros no Palácio da Moncloa em Madrid.

Trata-se de uma amortização antecipada “voluntária” que ocorre cerca de meio ano depois de ter terminado o período de resgate europeu à banca espanhola.

O resgate ao setor bancário espanhol, que envolveu a injeção de 41.300 milhões de euros e a nacionalização de várias entidades, terminou oficialmente a 23 de janeiro último, devendo o empréstimo ser pago a 10 anos.

A assistência a Espanha, ao contrário dos resgates a Portugal e à Irlanda, foi apenas para o setor bancário e Madrid apenas utilizou menos de metade dos 100 mil milhões de euros disponibilizados pela zona euro.

A maior fatia, cerca de 17,9 mil milhões de euros, foi para o nacionalizado Bankia, 9,08 mil milhões para o Catalunya Banc, 5.425 milhões de euros para o NCG Banco e 4,5 mil milhões para o banco de Valencia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.