Governo convoca parceiros para reunião da Concertação Social sobre Ucrânia

José Sena Goulão / Lusa

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira (D), acompanhado pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho

A reunião, com caráter de urgência, está marcada para as 16:30 da próxima terça-feira.

Governo e parceiros sociais debatem na terça-feira a situação de crise na Ucrânia, invadida pela Rússia, numa reunião convocada de urgência. Num comunicado, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou que o Governo convoca os parceiros sociais “para uma reunião da Concertação Social para acompanhamento da situação da crise na Ucrânia“.

A reunião, com caráter de urgência, está marcada para as 16:30 da próxima terça-feira.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil. Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com as Nações Unidas.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo. A crise levou também ao aumento dos preços dos combustíveis, que estão nos níveis mais altos da última década, devido a receios de uma redução da oferta.

A Rússia é o maior exportador mundial de petróleo bruto e derivados e a sua economia está agora sujeita a duras sanções dos Estados Unidos da América, da Europa e dos seus aliados, embora não abranjam o setor da energia.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.