Tal como os humanos, os gorilas também fazem batota

Gorilas de um jardim zoológico no Reino Unido demonstraram uma característica distintamente humana ao tentar resolver um quebra-cabeças: fazer batota.

Os gorilas tinha que fazer um quebra-cabeças, que exigia que guiassem um amendoim através de uma série de obstáculos. O dispositivo tinha vários buracos por onde os animais podiam empurrar o amendoim que, chegando à parte inferior, poderia ser libertado.

Alguns gorilas, no entanto, descobriram uma maneira mais fácil de recuperá-lo. “Vimos vários comportamentos de batota. Os gorilas colocavam os lábios no dispositivo e, através de sucção, retiravam o amendoim. Isto mostra que  são capazes de criar novas estratégias de solução para aceder a comida”, disse Fay Clark, do jardim zoológico de Bristol.

“Os gorilas têm algumas habilidades fascinantes para resolver problemas que provavelmente nunca testemunharam antes”, acrescentou.

Além disso, os gorilas da planície ocidental ameaçados de extinção mostraram que gostam bastante do jogo, uma vez que voltavam a jogar, mesmo quando não havia mais amendoins para ganhar.

Especialistas da Universidade de Bristol e Bristol Zoological Society desenvolveu o “Gorilla Jogo Lab” para incentivar habilidades cognitivas e resolver quebra-cabeças. O protótipo tinha que ser forte o suficiente para resistir a um gorila frustrado, que pode ser sete vezes mais forte que os humanos. Também tinha que ser envolvente o suficiente para mantê-los a voltar para mais.

Cada um dos módulos do jogo é removível, para que se possa retirar os módulos, redesenhá-los e colocar módulos adicionais ou alterar a estrutura. Por isso, cria-se um fluxo interminável de novos quebra-cabeças para resolverem, explicou Stuart Gray, da Universidade de Bristol.

Embora o principal objetivo do projeto é criar um “estado psicológico positivo de prazer e satisfação nos gorilas”, os investigadores estão já a estudar novos modelos mais avançados que poderão ajudar a entender melhor as condições físicas e mentais dos animais.

ZAP // Reuters / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Festival de música na Escócia proíbe uso de telemóveis

O festival de música FLY Open Air, que se realizou no passado fim-de-semana, proibiu o uso de telemóveis por parte do público. O objetivo é evitar que os fanáticos pelas redes sociais estraguem o concerto …

Jovem portuguesa morre em Benidorm após atropelamento

Uma jovem de nacionalidade portuguesa com idade entre 25 e 30 anos e de identidade ainda desconhecida, morreu na noite desta terça-feira atropelada por um autocarro numa rua movimentada de Benidorm, Espanha, noticia a comunicação …

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …

Portugal está "a viver de água que não tem"

A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), alertou que o país “está a viver além da água que tem” e apresenta recomendações aos políticos, empresas e cidadãos para inverter a …

"O euro nunca esteve tão ameaçado"

"O euro nunca esteve tão ameaçado." A frase é do ministro das Finanças francês e surge depois de o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, ter dado como certa a morte do euro. O ministro da Economia francês, …