Os gorilas têm amigos para toda a vida (e fazem grandes festas anuais)

Cientistas concluíram que os gorilas têm amizades que duram para toda a vida, inclusive entre animais que não são parentes, e celebram grandes reuniões anuais.

De acordo com o ABC, uma equipa de cientistas concluiu que os gorilas têm sociedades muito mais complexas do que se pensava até agora, com amizades que duram para toda a vida e que se formam, inclusive, entre animais que não são parentes.

O estudo, publicado este mês na revista científica Proceedings of the Royal Society B, revela ainda que estes animais também celebram grandes reuniões anuais e têm grupos de solteiros ou núcleos familiares de vários tamanhos.

“Conseguimos mostrar que os gorilas têm preferências sociais a longo prazo, semelhantes às amizades dos humanos, não só dentro da família mas também entre elas, e que estas preferências têm a mesma estrutura que vemos nos humanos”, explica Robin Morrison, antropóloga da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que lidera a investigação.

“Para nós, o mais importante é que isto sugere que a nossa própria estrutura social tem raízes evolutivas muito mais precoces do que se pensava até agora, e que é algo que partilhamos com os nossos parentes evolutivos mais próximos”, explica ao jornal espanhol.

Os investigadores estiveram seis anos a recolher dados em dois pontos de amostragem na República Democrática do Congo, onde cientistas recolheram as interações sociais de cem exemplares do gorila-ocidental-das-terras-baixas (Gorilla gorilla gorilla), que vivem em áreas florestais.

Através da análise da frequência e da duração das associações formadas entre estes indivíduos, a equipa descobriu a existência de camadas sociais desconhecidas: além do agregado familiar, existe um grupo de “regulares”, formado por 13 gorilas, que se assemelham à família das sociedades tradicionais (em que pais e filhos se juntam com os tios, os avós e os primos).

Além deste, a equipa descobriu outro grupo, formado por 39 gorilas, semelhante a um agregado humano em que os indivíduos passam tempo juntos sem estarem necessariamente ligados de uma forma próxima. “Algo semelhante a uma tribo ou uma pequena povoação”, compara Morrison.

Os cientistas também perceberam que 80% das associações próximas entre machos dominantes se estabelecem em animais sem qualquer ligação ou com uma ligação muito distante (para lá dos meios-irmãos).

Isto ocorre em parte porque a maioria das fêmeas passam a sua vida em vários grupos, juntamente com as suas crias, o que permite que os machos formem laços familiares semelhantes aos dos meios-irmãos, “que podem levar às associações que vemos quando são adultos” e que, segundo a investigadora, recordam as velhas amizades. Além disso, os machos solitários também formam por vezes grupos de solteiros em que também se estabelecem importantes laços.

À parte de tudo isto, os investigadores notaram ainda que se celebram grandes reuniões anuais e que estas se formam à volta da comida, embora apontem que são tão pouco frequentes que é difícil extrair conclusões acertadas.

Para além de nos ajudar a compreender as origens da nossa sociedade, Morrison considera que estas conclusões mostram como os gorilas, animais ameaçados, “são profundamente inteligentes e sofisticados e que talvez os humanos não são assim tão especiais como gostamos de pensar”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal sai da "lista negra" da Suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram esta quarta-feira levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal. Os nacionais ou viajantes provenientes desses …

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …