A gordura pode acumular-se nos pulmões (e aumentar o risco de asma)

Um novo estudo sugere que a acumulação de gordura nas paredes das vias aéreas dos pulmões pode aumentar o risco de ter asma.

Um novo estudo mostra, pela primeira vez, que a gordura pode acumular-se nas paredes das vias aéreas dos pulmões, escreve o Live Science. A quantidade de acumulação de gordura foi maior entre pessoas com peso a mais ou obesidade.

De acordo com o estudo, publicado este mês na revista científica European Respiratory Journal, estas conclusões podem explicar, em parte, o porquê de a obesidade ser um fator de risco para a asma.

A ligação entre a obesidade e a asma é conhecida há vários anos, mas a razão para isto acontecer ainda não está completamente esclarecida. Alguns investigadores sugeriram que o excesso de peso exerce pressão direta sobre os pulmões, dificultando a respiração. Outros defenderam que a obesidade pode aumentar a inflamação por todo o corpo, o que contribui para a asma.

Porém, o novo estudo sugere que há outro mecanismo em jogo. A acumulação de gordura pode alterar a estrutura das vias aéreas de uma forma que aumenta o risco de asma.

Os cientistas estavam a estudar as mudanças nas vias aéreas associadas a doenças respiratórias quando notaram que as amostras de pulmão analisadas mostraram que o tecido adiposo se acumulava nas paredes das vias aéreas dentro dos pulmões, disse o autor principal do estudo, John Elliot, investigador do Hospital Sir Charles Gairdner.

Para perceber se essa acumulação de gordura estava relacionada com o peso corporal, a equipa analisou amostras post mortem de tecido das vias aéreas de 52 pessoas, incluindo 16 que morreram de causas relacionadas com asma; 21 que tiveram asma, mas morreram de outras causas; e 15 que não tiveram histórico de asma antes da sua morte.

Quando os cientistas usaram corantes especiais para analisar as amostras de tecido sob um microscópio, observaram tecido adiposo acumulado nas paredes das vias aéreas entre pessoas de cada um dos três grupos.

Além disso, a quantidade de gordura nas paredes das vias aéreas estava ligada ao índice de massa corporal (IMC) de cada indivíduo, o que significa que se acumulava mais gordura em pessoas com IMC maior, em comparação com aquelas com IMC menor.

Os investigadores propõem que a acumulação de gordura pode levar a um engrossamento das vias aéreas, o que limita o fluxo de ar. “Isso pode explicar, pelo menos em parte, um aumento nos sintomas de asma”, entre pessoas com obesidade, declara Peter Noble, coautor da investigação e professor associado da Universidade da Austrália Ocidental.

Embora estas conclusões pareçam promissoras, são necessárias mais pesquisas para confirmar se o tecido adiposo das vias aéreas realmente contribui para a asma e se a perda de peso pode reduzir o risco desta doença inflamatória crónica das vias aéreas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …

Macaulay Culkin, o Kevin de "Sozinho em Casa", apela para que participação de Trump no filme seja retirada

A estrela do filme "Sozinho em Casa", Macaulay Culkin, fez comentários nas redes sociais onde apelou a que a participação especial de Donald Trump no filme seja removida digitalmente e substituída por uma versão mais …

Governo dos Açores defende clarificação de competências em situação de pandemia

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, alertou para a necessidade de ser criada legislação que clarifique as competências da região no combate a uma pandemia. “É importante a aprovação de uma lei …