26 anos depois, o mundo está agora a descobrir o significado das letras que formam uma palavra que leem todos os dias — e está pasmado.
Praticamente todos os dias a grande maioria das pessoas pesquisa na Internet com recurso a um motor de pesquisa que usam para tudo.
Mais famoso do que a própria gigante tecnológica Google é capaz de ser a expressão “vai ver ao Google” (ou ‘Google it”, em inglês), que usamos sempre que queremos que alguém confirme alguma informação.
E esse nem era o nome original do conhecido motor de busca, estarão agora os internautas a descobrir, segundo o The Mirror.
Inicialmente chamado “Backrub” (traduzindo, para português, “massagem nas costas”), o projeto foi liderado por Larry Page e Sergey Brin em 1996, nos servidores da Universidade de Stanford.
O nome “Backrub” refletia o enfoque analítico do motor de busca nos backlinks que determinam a relevância e a fiabilidade dos websites.
No entanto, em 1997, Page e Brin decidiram que era necessário mudar a marca. Durante uma sessão de brainstorming, Sean Anderson propôs o nome “googolplex” — o nome dado ao segundo maior número (com nome) do Universo — e Page encurtou-o para “googol“, nome que também é dado ao terceiro maior número do Universo, representado por um, seguido de cem zeros: 10100 (ou 10, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, 000, na sua forma natural).
Mal ouvido ou mal escrito por Anderson ao verificar a disponibilidade de um domínio, o nome “Google” foi registado por engano — um erro que se manteve.
Ao contrário do que muitos podem pensar, Google não significa “Global Organization of Oriented Group Language of Earth”, ideia que já foi desmentida pela empresa. O nome escolhido reflete, na verdade, a missão principal do maior motor de busca do mundo: juntar, organizar e oferecer ao público uma imensa quantidade de informação na Web, representada, metaforicamente, pelo vasto número “googol”.
pena que o google hoje em dia deixou de ser motor de busca para ser apenas um mundo de publicidade e spam